Limpar os ouvidos: qual a maneira correta

Se você é daquelas pessoas que usam os cotonetes para limpar os ouvidos, é bom começar a mudar os hábitos. As hastes flexíveis presentes…

Por Editorial MDT em 16/05/2013

Se você é daquelas pessoas que usam os cotonetes para limpar os ouvidos, é bom começar a mudar os hábitos. As hastes flexíveis presentes nesse item acabam empurrando a cera para dentro da arelha, podendo gerar uma inflamação. Saiba mais sobre o assunto e veja a maneira correta de limpar os ouvidos.

O uso de cotonete pode prejudicar os ouvidos. (Foto: divulgação)

Perigos de limpar os ouvidos

O uso contínuo de cotonete faz com que a pele comece a descamar. Depois de um tempo, pode causar eczema, uma inflamação na pele do ouvido que é provocada pelo uso contínuo de cotonetes.  A pele de região é muito sensível e se irrita facilmente.

Segundo especialistas, o uso desses pequenos objetos proporciona falsa sensação de limpeza. Na verdade, o cotonete não limpa, ele apenas empurra ainda mais a cera para dentro do conduto auditivo.

É importante lembrar que a cera atua na proteção do nosso ouvido. Se a pessoa quiser usar o cotonete, deve ser somente para tirar sujeiras mais visíveis. O ideal é fazer a limpeza com uma toalha, após o banho.

A limpeza inadequada do ouvido pode comprometer a audição. (Foto: divulgação)

Veja também o que fazer com zumbido no ouvido 

Maneira correta de limpar os ouvidos

1. Muitas pessoas passam hastes flexíveis nos ouvidos até chegarem ao fundo do canal auditivo para retirar a cera. Porém, essa atitude é totalmente errada e perigosa. Além de estar removendo o material de proteção do conduto, pode levar ao aparecimento de lesões na parte interior do ouvido, gerando problemas auditivos;

2. O ideal para a limpeza dos ouvidos é que o indivíduo pegue o dedo durante o banho esfregue na parte exterior do canal, lembrando que não devem ser usados sabonetes, já que os mesmos podem afetar a audição;

3. Outra dica é pegar uma toalha, ou lenço umedecido, para limpar somente a parte exterior;

4. As hastes dos cotonetes podem atingir o tímpano e rompê-lo, além de agirem de forma errada no canal, fazendo com que a sujeira não saia, e fique acumulada. Normalmente, quando ocorrem situações como essa, é preciso que indivíduo vá até um especialista para que o mesmo realize a limpeza correta.

A limpeza interna do ouvido deve ser feita por um especialista. (Foto: divulgação)

Veja também como tirar água do ouvido

O ouvido é muito importante para nossa audição, por isso deve ser bem cuidado e limpo. O uso de cotonetes pode ser prejudicial para nosso ouvido e também para a audição. Afinal, ele não retira a sujeira e faz com que ela fique acumulada. A higiene correta do ouvido deve ser feita somente na parte externa com auxilio de uma gaze, toalha de banho ou até mesmo o dedo. Aposte nas dicas citadas e proteja o seu conduto auditivo.

Top