Adesivo para Alzheimer do SUS

O adesivo para Alzheimer do SUS, disponibilizado gratuitamente, aparece como uma nova forma de tratamento para a doença, que atinge principalmente às pessoas idosas e é conhecida por provocar esquecimentos.

Adesivo para Alzheimer do SUS (Foto Ilustrativa)

Trata-se de um medicamento em forma de adesivo para a pele, que contém rivastigmina, que ajuda a diminuir os sintomas do Alzheimer. A substância já era oferecida na rede pública de saúde, na forma de cápsula e solução oral, e agora também chega na versão adesivo transdérmico.

O Mal de Alzheimer se caracteriza pela perda das funções cognitivas, como memória, linguagem, orientação e atenção, resultante da morte de células cerebrais. É uma doença ainda sem cura, mas existem tratamentos que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Adesivo para Alzheimer do SUS

O adesivo de rivastigmina já é distribuído de graça nas unidades do sistema público de saúde (Foto: Reprodução internet)

Como funciona o adesivo para Alzheimer do SUS? Ao ser aplicado na pele, ele começa a liberar, gradativamente, o princípio ativo do medicamento ao longo do dia, permitindo que ele chegue à corrente sanguínea sem passar pelo sistema digestivo.

Devido a essa forma de atuação, que evita a passagem pelo sistema digestivo, o adesivo de rivastigmina tem menos efeitos colaterais que as versões do remédio em cápsula e gotas, que costumam causar perda de apetite, náuseas e vômitos.

Esse tratamento gratuito para Alzheimer também promove a melhora das funções cognitivas do paciente, agindo sobre as alterações da doença que provocam mudanças no comportamento do paciente.

O mecanismo de ação da rivastigmina se dá pela inibição da enzima colinesterase, que é responsável pela degradação da acetilcolina, neurotransmissor envolvido na memória. O adesivo para tratar Mal de Alzheimer é aplicado uma vez por dia.

Adesivo para Alzheimer do SUS quem tem direito

Para solicitar o medicamento é preciso apresentar prescrição médica (Foto Ilustrativa)

Quem tem direito ao adesivo para Alzheimer gratuito? A novidade é indicada para pacientes com grau leve a moderado da doença, mas não há nenhuma regra quanto a classe ou faixa de pacientes que possam solicitar o medicamento.

Dessa maneira, qualquer paciente diagnosticado com Mal de Alzheimer pode retirar o adesivo gratuitamente no Sistema Único de Saúde, desde que receba prescrição médica para o produto.

Adesivo para Alzheimer do SUS onde conseguir

O Alzheimer é uma doença que atinge principalmente os idoso, causando perda de memória, entre outros sintomas (Foto Ilustrativa)

Onde conseguir o adesivo gratuito para Alzheimer? Para solicitar o medicamento, é preciso comparecer a uma unidade de atendimento do SUS munido da prescrição médica para o adesivo que trata Alzheimer.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados