Acne hormonal: conheça sintomas e como tratar

Saiba tudo sobre a acne hormonal, um problema que atinge as pessoas especialmente no início da adolescência. Entenda melhor as causas, descubra quais são…

Por Isabella Moretti em 26/05/2016

Saiba tudo sobre a acne hormonal, um problema que atinge as pessoas especialmente no início da adolescência. Entenda melhor as causas, descubra quais são os principais sintomas e veja como funciona o tratamento.

Alterações hormonais podem causar acnes. (Foto Ilustrativa)

Alterações hormonais podem causar acnes. (Foto Ilustrativa)

O que é acne hormonal?

A acne é um problema de pele muito comum na puberdade, período da vida em que várias mudanças acontecem no corpo do menino e da menina. As alterações hormonais são responsáveis por estimular a produção de óleo pelas glândulas da pele, o que acaba entupindo os poros e desencadeando obstruções.

A produção excessiva de sebo, juntamente com a grande concentração de células mortas, é responsável por obstruir os folículos. Com isso, a pele se torna mais propícia ao aparecimento de bactérias e, posteriormente, inflamações.

O excesso de sebo faz o folículo ficar inchado, inflamado e com um acúmulo de pus. Essas características definem perfeitamente a espinha. O folículo também pode simplesmente se abrir escurecer, gerando assim um cravo. O surgimento de cravos e espinhas caracterizam um quadro de acnes.

Sintomas de acnes hormonal

Lesões avermelhadas e com pus tomam conta da pele. (Foto Ilustrativa)

Lesões avermelhadas e com pus tomam conta da pele. (Foto Ilustrativa)

As lesões típicas da acne se manifestam principalmente no rosto, no pescoço, no peito, nas costas e nos ombros. Elas aparecem no corpo na forma de espinhas e cravos, mas também podem evoluir para lesões císticas, ou seja, cistos e nódulos. No caso de acne profunda e grande, é comum sentir dor ou mesmo sofrer com cicatrizes na pele.

Os sintomas de acnes hormonal podem prejudicar a autoestima de qualquer pessoa. Em geral, quem sofre com o problema se sente insatisfeito com a aparência e pode, até mesmo, sofrer com depressão.

Fatores que pioram a acne hormonal

As alterações hormonais podem conduzir para um quadro de acnes. A oscilação na produção de hormônios, especialmente dos andrógenos, é comum na adolescência, mas também pode acontecer antes do período menstrual, durante a gravidez ou por causa do consumo de medicamentos, como contraceptivos.

Existem alguns fatores que pioram a acne hormonal, como é o caso do suor excessivo, do uso de produtos com fórmula oleosa e o estresse.

Como tratar acne hormonal?

Use cremes e loções apropriadas para espinhas. (Foto Ilustrativa)

Use cremes e loções apropriadas para espinhas. (Foto Ilustrativa)

O tratamento de acne hormonal é, quase sempre, focado em diminuir a produção de glândulas sebáceas pela pele. Ele também procura renovar as células, combater infecções por bactérias e reduzir a intensidade das inflamações. Durante o tratamento, é comum a pele com acne piorar antes de apresentar uma melhora significativa.

O dermatologista tem condições de indicar o melhor tratamento para acne. Ele provavelmente vai receitar o Roacutan ou Azitromicina, que são medicamentos via oral responsáveis por tratar casos graves de espinhas.

Depois de tratar a acne hormonal, é muito importante adotar alguns cuidados para prevenir o aparecimento de novos cravos e espinhas. O ideal é lavar o rosto pelo menos duas vezes por dia, não cutucar as lesões, manter uma alimentação saudável e usar cremes e loções contra acnes.

 

Top