Roacutan: Quais são seus efeitos colaterais

Quem sofre com a acne está sempre procurando alguma forma de livrar-se ou pelo menos minimizá-la. Com isso acaba ficando atento a todo tipo de receita e indicação que possa ser usada e quem está por dentro do assunto deve ter reparado em um nome bastante citado nos últimos tempos: Roacutan.

O que é e como age o Roacutan?

Trata-se do nome comercial mais conhecido da isotretinoína. De acordo com o site M de Mulher, o Roacutan é produzido pela Roche e é a droga mais utilizada para tratar de casos severos de acne, vendida em comprimidos de 10 ou 20 miligramas. Ela age diminuindo o tamanho das glândulas sebáceas, atacando as bactérias e evitando que as células da superfície de nossa pele fechem os poros. Durante o primeiro mês de uso, é possível haver piora no estado da pele, mas o quadro é revertido com a continuidade do tratamento e oferecendo um bom resultado.

Bom, não é mesmo? O problema é que este medicamento oferece efeitos colaterais e seu uso demanda variados cuidados. Confira quais são eles, ainda segundo informações do site M de Mulher:

Efeitos colaterais e cuidados necessários:

É importante antes de qualquer coisa informar que este medicamento não pode ser tomado por conta própria. O tratamento com isotretinoína deve ser prescrito por um médico e o paciente deve assinar um termo de consentimento antes de iniciá-lo justamente devido aos seus efeitos. Veja as razões:

– Menores de 14 anos não podem fazer uso do Roacutan.

– A droga é proibida para gestantes, pois pode provocar má formação fetal. Mulheres que estão em idade fértil devem usar métodos contraceptivos – um hormonal e outro de barreira – para não engravidarem até um mês após o fim deste tratamento.

– Mulheres que estão amamentando também não devem tomar o remédio pois a isotretinoína pode passar para o leite materno.

– Antes da prescrição do remédio, o médico precisará saber o estado de seu fígado. Isso porque a substância pode provocar alterações em suas enzimas até ao ponto da insuficiência hepática.

– O paciente deve evitar o consumo de bebidas alcoolicas pois podem comprometer a eficácia do remédio e também ao fígado, devido a alteração das enzimas mencionada acima.

– Durante o tratamento o paciente deve evitar a exposição ao sol devido ao ressecamento na região dos olhos, nariz e lábios. O uso do filtro solar é obrigatório.

– Com menor frequência pode ocorrer queda de cabelo, fragilidade nas unhas, dores de cabeça , dores musculares ou dores nas articulações.

Custos

O tratamento com isotretinoína não é algo barato. Em um cálculo feito, gasta-se em média R$ 250 mensais e costuma durar algo entre seis a oito meses. Isso ainda depende do que o médico determinar a respeito da dose diária, que deve ser baseada no peso do paciente e na gravidade das lesões.

Caso esteja interessado em fazer uso da medicação e deseje mais informações sobre o assunto consulte um dermatologista. Ele poderá fornecer dados mais detalhados e checar qual o tratamento mais adequado ao seu caso. Nunca use medicamentos por conta própria!

Reply