Exercícios para grávidas na piscina

PUBLICIDADE

Durante a gestação, a mulher sofre várias mudanças no corpo que começam a surgir logo nos primeiros meses de gravidez. Essas mudanças geram desconfortos que podem ser amenizados através da prática de exercícios físicos. Existem alguns exercícios para grávidas que podem ser feitos dentro da piscina e que proporcionam muitos benefícios a saúde. Saiba mais sobre o assunto.

A hidroginástica é um excelente exercício para grávidas na piscina. (Foto: divulgação)

Grávidas na piscina

As grávidas e piscina possuem uma combinação que é sucesso total. Algumas academias já estão criando várias opções de exercícios que podem ser feitos dentro da piscina. Os clássicos como ioga, pilates e shiatsu são exemplos disso.

Durante a prática desses exercícios é possível escolher entre relaxar ou aumentar a resistência física. Os exercícios na água são mais seguros, pois ajudam no controle do peso. Além disso, reduz o inchaço e o acúmulo de líquidos presentes no organismo.

PUBLICIDADE

A pressão exercida pela água da piscina funciona como uma drenagem natural. Durante a realização dessas atividades a gestante trabalha também a questão emocional, onde cuida de si mesma e ainda troca informações com outras gestantes.

Os exercícios na água fortalecem a musculatura e proporcionam melhor condicionamento físico para a grávida. (Foto: divulgação)

Veja também exercícios para mulheres grávidas 

Exercícios para grávida na piscina

1. Hidroginástica: trata-se de uma das atividades mais procuradas pelas gestantes. Essa modalidade exercita a musculatura, evitando a flacidez durante a gravidez. As aulas duram em média 40 a 50 minutos, feitas em piscinas aquecidas com exercícios aeróbicos, alongamento e relaxamento.

2. Swimpilates: é uma versão dos exercícios de pilates que são feitos dentro da piscina. Trata-se de uma ótima opção para exercitar a musculatura, relaxar e alongar. Além disso, o exercício ajuda aumentar a força e flexibilidade.

3. Natação: trata-se de um esporte completo que trabalha as condições respiratórias da gestante, aliviando os desconfortos causados pela mesma. Ajuda também a diminuir as dores lombares, características da gestação.

4. Watsu: esse exercício feito na piscina ajuda a fazer com que a grávida relaxe. O instrutor segura a gestante, que permanece boiando e realiza movimentos com os braços e pernas da mesma. Esses movimentos proporcionam relaxamento intenso.

PUBLICIDADE

5. Hyowa:trata-se de uma aula que mistura ioga, hidroginástica e movimentos do watsu. Com essa modalidade é possível melhorar as condições cardiorrespiratórias, alongar a musculatura e relaxar de uma só vez.

Várias modalidades de exercícios para gravidas podem ser feitos na piscina. (Foto: divulgação)

Veja também ginástica para gestantes 

Os exercícios para grávidas feitos na piscina são ótimas opções. Eles proporcionam muitos benefícios as gestantes, dentre eles o relaxamento, a melhora das condições respiratórias, diminuição das dores, melhora da força e da flexibilidade. Porém, eles só devem ser feitos sobre a orientação de um profissional especializado e após avaliação médica das condições de saúde da gestante.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.