Benefícios do maxixe para saúde

PUBLICIDADE

Conhece os benefícios do maxixe para saúde? Essa hortaliça, bastante popular em vários estados, traz boas melhorias para o corpo e pode ser utilizada no preparo de diferentes pratos, dando um sabor especial às receitas.

Benefícios do maxixe para saúde (Foto Ilustrativa)

De origem africana, o maxixe é bastante popular nas regiões Nordeste e Norte do Brasil, aparecendo em vários pratos típicos, como a maxixada. Dele se aproveita tanto o fruto, que tem sabor semelhante ao do pepino, quanto as folhas, que são ricas em clorofila e fibras.

Além de conter poucas calorias, essa hortaliça exótica para quem vive no Sul e no Sudeste também é uma ótima fonte de nutrientes, que garantem um bom funcionamento do organismo, podendo fazer parte de um cardápio saudável sem qualquer receio.

PUBLICIDADE

Benefícios do maxixe para saúde

O suco de maxixe é uma boa opção para consumir a hortaliça (Foto Ilustrativa)

Um dos principais benefícios do maxixe é o fortalecimento do sistema imunológico. Rico em cálcio, zinco, ferro, magnésio, fósforo, vitamina C e vitaminas B1, B2 e B3, ele ajuda a reforçar as defesas do organismo, principalmente quando consumido cru.

A prevenção da anemia e da osteoporose são outras vantagens oferecidas pela hortaliça, graças aos bons níveis de ferro e cálcio que possui. O cálcio ajuda ainda na boa manutenção de ossos, dentes e cartilagem.

Ele também pode ser usado em saladas (Foto Ilustrativa)

Ele também tem um grande poder antioxidante, por causa dos compostos fenólicos (ácido gálico), combatendo os radicais livres e protegendo o organismo do envelhecimento precoce e até mesmo do câncer.

Há ainda os benefícios do maxixe para a pele, devido à vitamina C. Combate e prevenção de problemas de próstata, melhoras na cicatrização de ferimentos, eliminação de manchas brancas nas unhas e controle do colesterol são outras vantagens oferecida pela hortaliça.

Formas de consumir maxixe

Picles de maxixe (Foto Ilustrativa)

Agora que você já conhece as propriedades do maxixe, que tal incluí-lo em sua dieta e aproveitar os benefícios citados? A melhor opção é consumí-lo cru, usando o fruto no preparo de sucos naturais ou em saladas (cortado em rodelas, ele pode substituir o pepino, por exemplo).

Outras formas de consumir maxixe são o picles de maxixe e a utilização em diversos outros pratos. Entre as receitas com maxixe, destaque para o maxixe refogado com quiabo, maxixe com carne seca e o vinagrete de maxixe, jiló e cebola-roxa.

PUBLICIDADE

Já as folhas de maxixe podem ser refogadas e preparadas de maneira semelhante à couve.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.