Frutas e legumes que combatem radicais livres

Os radicais livres são íons que podem causar danos ao organismo. A formação desses produtos ocorre devido a diversos fatores como medicamentos, fumaça, radiação…

Os radicais livres são íons que podem causar danos ao organismo. A formação desses produtos ocorre devido a diversos fatores como medicamentos, fumaça, radiação e outros. É importante evitar a formação e também eliminar os radicais já formados. Para isso, existem frutas e legumes que possuem o poder de combater os radicais livres. Saiba mais sobre o assunto.

As frutas e verduras ajudam a combater os radicais livres. (Foto: divulgação)

Radicais livres

Os radicais livres surgem no nosso corpo de duas maneiras, pelo metabolismo e pelo contato com alguns agentes externos. Para converter os nutrientes obtidos através da alimentação em energia, o copo consome o oxigênio. Essa queima libera as moléculas de radicais livres, que reagem com o DNA, proteínas e outros oxidáveis, prejudicando as células sadias.

Dentre as causas externas, as mais prejudiciais são: poluição ambiental e gases de escapamentos de veículos, raios X, fumaça, álcool, substâncias tóxicas, bebidas, estresse e alto consumo de gorduras. É difícil conseguir ficar longe de substâncias que geram radicais, porém podemos tentar combater a formação desses produtos. O excesso de radicais livres pode contribuir para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas, como câncer e artrite reumática.

Segundo pesquisas feitas pela Universidade Federal do Pernambuco, o consumo de frutas e hortaliças pode gerar um efeito protetor, devido aos componentes antioxidantes. Por serem moléculas de carga positiva, os antioxidantes se ligam aos radicais livres, de carga negativa, tornando-os inofensivos.

Aposte no consumo de verduras antioxidantes. (Foto: divulgação)

Veja também alimentos que previnem inflamações 

Frutas e legumes que combatem os radicais livres

Os alimentos antioxidantes são muito eficazes no combate dos efeitos nocivos do excesso de radicais livres. Veja alguns alimentos ricos em vitaminas e minerais com poder antioxidante que são benéficos para a saúde:

  • Vitamina C: acerola, goiaba, pitanga, caju, tomate, pimentão amarelo, salsa, cravo-da-índia, gengibre, coentro, pitanga, acerola, limão e outros.
  • Vitamina E: óleo de soja, arroz, milho, germe de trigo, girassol, legumes, gema, abacate, pimenta, orégano, manjericão e outras.
  • Vitamina A: fígado, cenoura, abobora brócolis, manga, alho, beterraba, gema de ovo, pimenta, alecrim, batata-doce e outras.
  • Vitamina B6: arroz integral, soja, germe de trigo, levedo de cerveja, peixe, galinha e outras.
  • Selênio (Se): frutos do maro, cereais integrais, ovos, cogumelo, coentro, salsa, gengibre e outros.
  • Zinco: aveia, leite, gema, manjericão, espinafre e outros.

    As frutas oferecem muitos benefícios no combate dos radicais livres. (Foto: divulgação)

As frutas e legumes são excelentes opções para combater os radicais livres do nosso organismo. Existem diversos alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios com os quais podemos contar para mantermos uma alimentação saudável. Consulte uma nutricionista para orientar sobre os alimentos mais indicados.

Top