segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023 - 06/02/2023 12:48:30
MundodasTribos

Os radicais livres são íons que podem causar danos ao organismo. A formação desses produtos ocorre devido a diversos fatores como medicamentos, fumaça, radiação e outros. É importante evitar a formação e também eliminar os radicais já formados. Para isso, existem frutas e legumes que possuem o poder de combater os radicais livres. Saiba mais sobre o assunto.

As frutas e verduras ajudam a combater os radicais livres. (Foto: divulgação)

O que este artigo aborda:

Radicais livres

Os radicais livres surgem no nosso corpo de duas maneiras, pelo metabolismo e pelo contato com alguns agentes externos. Para converter os nutrientes obtidos através da alimentação em energia, o copo consome o oxigênio. Essa queima libera as moléculas de radicais livres, que reagem com o DNA, proteínas e outros oxidáveis, prejudicando as células sadias.

Dentre as causas externas, as mais prejudiciais são: poluição ambiental e gases de escapamentos de veículos, raios X, fumaça, álcool, substâncias tóxicas, bebidas, estresse e alto consumo de gorduras. É difícil conseguir ficar longe de substâncias que geram radicais, porém podemos tentar combater a formação desses produtos. O excesso de radicais livres pode contribuir para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas, como câncer e artrite reumática.

Segundo pesquisas feitas pela Universidade Federal do Pernambuco, o consumo de frutas e hortaliças pode gerar um efeito protetor, devido aos componentes antioxidantes. Por serem moléculas de carga positiva, os antioxidantes se ligam aos radicais livres, de carga negativa, tornando-os inofensivos.

Aposte no consumo de verduras antioxidantes. (Foto: divulgação)

Veja também alimentos que previnem inflamações 

Frutas e legumes que combatem os radicais livres

Os alimentos antioxidantes são muito eficazes no combate dos efeitos nocivos do excesso de radicais livres. Veja alguns alimentos ricos em vitaminas e minerais com poder antioxidante que são benéficos para a saúde:

  • Vitamina C: acerola, goiaba, pitanga, caju, tomate, pimentão amarelo, salsa, cravo-da-índia, gengibre, coentro, pitanga, acerola, limão e outros.
  • Vitamina E: óleo de soja, arroz, milho, germe de trigo, girassol, legumes, gema, abacate, pimenta, orégano, manjericão e outras.
  • Vitamina A: fígado, cenoura, abobora brócolis, manga, alho, beterraba, gema de ovo, pimenta, alecrim, batata-doce e outras.
  • Vitamina B6: arroz integral, soja, germe de trigo, levedo de cerveja, peixe, galinha e outras.
  • Selênio (Se): frutos do maro, cereais integrais, ovos, cogumelo, coentro, salsa, gengibre e outros.
  • Zinco: aveia, leite, gema, manjericão, espinafre e outros.

    As frutas oferecem muitos benefícios no combate dos radicais livres. (Foto: divulgação)

As frutas e legumes são excelentes opções para combater os radicais livres do nosso organismo. Existem diversos alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios com os quais podemos contar para mantermos uma alimentação saudável. Consulte uma nutricionista para orientar sobre os alimentos mais indicados.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Biquínis Rosa Chá, Modelos, Preços

Biquínis Rosa Chá, Modelos, Preços

Aprenda como usar almofadas na decoração

Aprenda como usar almofadas na decoração

Racco Cosméticos Produtos

Racco Cosméticos Produtos

Aprenda a escolher a blusa de frio certa

Aprenda a escolher a blusa de frio certa

Sugestões para montar um mural de recados

Sugestões para montar um mural de recados

Construção De Churrasqueiras Em Apartamento – Dicas

Construção De Churrasqueiras Em Apartamento – Dicas