Por que nem sempre lembramos os sonhos

Os sonhos são, até hoje, uma incógnita para os indivíduos. Isso porque muitos deles são esquecidos logo ao amanhecer, nos deixando em dúvida sobre…

Os sonhos são, até hoje, uma incógnita para os indivíduos. Isso porque muitos deles são esquecidos logo ao amanhecer, nos deixando em dúvida sobre sua existência. Tendo isso em vista, separamos algumas informações que poderão ajudar a entender por que nem sempre lembramos os sonhos.

Saiba como o sonho pode amenizar lembranças ruins.

O cérebro só armazena o sonho por até 10 minutos após o despertar. (Foto: divulgação)

 Conhecendo as diferentes fases do sono

Segundo especialistas, o sono tem diferentes fases. A primeira é conhecida como “sonolência”, sendo que o mínimo de ruído faz com que o indivíduo desperte. A segunda fase é a conhecida como “sono leve”, essa é seguida pelo “sono médio” e pelo “sono profundo”. Todas as fases em conjunto são nomeadas como ciclo do sono. Vale ressaltar que em nenhuma dessas fases, ocorre o sonho. Ele acontece apenas durante a fase REM (do inglês rapid eye movement – movimento rápido dos olhos).

Durante uma noite de descanso, uma mesma pessoa pode apresentar cerca de seis fases REM, sonhando em todas elas. No entanto, ela só vai se recordar do último sonho. Caso ela, durante o sono, passe por microdespetares, é possível ativar a memória e relembrar de outros sonhos, porém é algo raro.

Tempo ideal para se lembrar dos sonhos

Normalmente, quando um sonho termina e a pessoa permanece em sono profundo sem despertar, não consegue se lembrar sobre o que sonhou. Assim, uma pessoa só consegue se lembrar do sonho, se ela despertar em até dez minutos após ele ter acabado. Esse intervalo é o tempo que o cérebro consegue ativar a memória durante o estado se sonolência. Como a memória é uma função do consciente e os sonhos fazem parte do inconsciente, o cérebro não consegue captá-lo se passar muito tempo da sua formação. Apesar disso, o cérebro só armazena aquilo que ele julga ser importante, sendo o restante dispensado.

O sono é composto por diferentes fases. (Foto: divulgação)

Pessoas com sono leve recordam mais dos sonhos

Após conhecer um pouco mais sobre o ciclo do sono, foi possível compreender porque as pessoas que tem sono leve tem maior chance de recordar dos sonhos, quando compradas às de sono profundo. Isso se deve aos microdespertares apresentados pelas pessoas com sono leve. Além disso, especialistas afirmam que os pesadelos tem chance maior de serem lembrados por uma pessoa, pois a maioria dos indivíduos acorda assustado com o sonho ruim.

Leia Também:  Como engordar sem ganhar barriga

Vencendo os obstáculos através dos sonhos

Em geral, sonhos ruins que são repetidos podem estar diretamente ligados com problemas emocionais. Especialistas afirmam que as pessoas sonham com os fatos que as incomodam. Essa é uma forma de trabalhar e vencer os desafios que, acordados, temos dificuldades de resolver.

Uma pequena parte da população consegue lembrar dos sonhos. (Foto divulgação)

Todos nós sonhamos, porém nem sempre conseguimos nos recordar. Isso está diretamente relacionado ao tempo de armazenamento do cérebro. Assim, a melhor maneira para recordar dos sonhos é anotá-los no momento do despertar, uma maneira de guardar no consciente o que faz parte do inconsciente.

Conheça os sinais que indicam que você tem que dormir melhor.

Top