Novas versões de xampus

PUBLICIDADE

Se pensarmos na função primordial dos xampus, que é a de limpar os cabelos e o couro cabeludo, assim como a função dos sabonetes, que é auxiliar na limpeza da pele, talvez não pudéssemos visualizar todos os outros benefícios que este produto oferece aos fios. Com o passar do tempo e a cada dia mais, os xampus passaram por formulações diversas, que atendem às necessidades específicas de cada tipo de cabelo, além de fornecer aos fios outros benefícios, que vão além da simples limpeza. Eles hidratam, dão brilho, reduzem a oleosidade, ajudam a manter a cor, entre outras vantagens. As novas versões de xampus provam que este produto é um dos principais focos da indústria de cosméticos.

Produtos trazem benefícios que vão além da simples limpeza (Foto: Divulgação)

Xampus formulados com óleos

A principal finalidade deste tipo de xampu é usufruir de todos os benefícios oferecidos pelos óleos vegetais. Muito tem se falado sobre o poder de nutrição e hidratação destes óleos, que são formulados a partir de produtos naturais.

Todo xampu contém detergente em sua fórmula, pois é exatamente ele que irá promover a limpeza. Acontece que esta substância acaba por prejudicar fios naturalmente mais ressecados, deixando-os ainda mais secos. É o caso dos cabelos crespos, grossos, tingidos ou cabelos que ficam em contato constante com sol, cloro e sal.

PUBLICIDADE

Os xampus com óleos podem conter diferentes tipos destes, em sua formulação. Alguns são bem específicos e outros podem ser usados em qualquer tipo de cabelos, como é o caso dos óleos de alecrim ou jojoba.

Cabelos que ressecam com facilidade se beneficiam das novas versões (Foto: Divulgação)

Xampus que não fazem espuma

Novamente, falamos sobre os detergentes dos xampus. São eles, também, os responsáveis pela espuma que se forma, durante a lavagem. Os xampus que não fazem espuma ou que formam o mínimo dela têm, portanto, menos detergente em sua fórmula.

A limpeza dos xampus sem espuma é menos intensa. Este tipo de produto também é ideal para cabelos que se ressecam facilmente. Ele limpa os fios, de forma sutil, deixando que se forme na raiz a sua oleosidade natural. Mas vale a pena intercalá-lo com um xampu comum (que tenha detergente), para que a limpeza do couro cabeludo seja mais eficaz.

Alguns exemplos dos novos xampus (Foto: Divulgação)

Xampus em bálsamo

Se, na embalagem do produto, você encontrar denominações como balm, creme ou bálsamo, significa que se trata de um xampu em bálsamo. Esta versão do produto também promete agredir menos os fios, na hora da lavagem. Tal como os xampus que não fazem espuma, eles contêm menos detergente, além de outros ativos diferentes, que promovem uma limpeza mais delicada. Por isso, também são bons para quem sofre com o ressecamento dos cabelos.

 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.