Cabelos ressecados: como tratar

A saúde e a beleza dos cabelos demandam cuidados diários, que requerem paciência e bons produtos. O descuido com os fios pode resultar em…

A saúde e a beleza dos cabelos demandam cuidados diários, que requerem paciência e bons produtos. O descuido com os fios pode resultar em diversos males. Um dos principais problemas é o ressecamento. Enquanto muitos se queixam dos fios oleosos, por outro lado os cabelos ressecados comprometem a aparência da pessoa, na mesma medida. Além disso, a falta de hidratação capilar pode evoluir para casos de extrema seca, quando os fios se tornam fracos e quebradiços. Portanto, não se trata apenas da beleza. A saúde dos cabelos é primordial.

O verão é propício ao ressecamento doas cabelos (Foto: Divulgação)

O problema do ressecamento dos cabelos atinge homens e mulheres. No entanto, a situação é ainda mais visível em fios mais longos. No caso, as maiores queixas vêm do público feminino. Especialmente no verão, sol, praia, cloro e outros agentes nocivos acentuam o problema. Também é importante considerar que não são todos os homens que têm o hábito de se submeter a diferentes procedimentos químicos nos fios, que também estão entre as principais causas do ressecamento dos cabelos. Seja qual for o fator responsável pelo inconveniente, é preciso investir em bons produtos de tratamento.

Reconstrução capilar

Com paciência e bons produtos, a situação pode se reverter (Foto: Divulgação)

Quando o ressecamento atinge pontos críticos, geralmente os fios se tornam opacos, sem vida e se quebram, facilmente. Isso significa que a estrutura interna e externa dos fios foi afetada. É necessário, portanto, fazer um tratamento para cabelos secos, que envolve não somente a hidratação dos fios, mas também a sua reconstrução. Algumas substâncias como a queratina ou manteiga de karité são boas aliadas, no tratamento. Há casos, inclusive, em que é aplicada a queratina pura líquida, nos cabelos. Contudo, é importante não se aventurar em lojas de cosméticos, comprando produtos que você não conhece. Se o caso chegou ao extremo, o mais indicado é procurar a ajuda de um profissional. Ele indicará os procedimentos e produtos adequados ao seu caso.

Leia Também:  Cabelos ressecados: como evitar, tratamentos

Hidratação

Nunca se pode deixar de lado a hidratação semanal (Foto: Divulgação)

O ressecamento tem como principal e primeira causa a perda de água e outras substâncias que mantêm os fios hidratados. Tal hidratação faz com que eles estejam sempre maleáveis, brilhantes, macios e sedosos, ou seja, todos os aspectos contrários aos aspectos do ressecamento. É de suma importância realizar tratamentos que hidratem os cabelos, devolvendo-lhes toda a beleza. Para isso, é preciso investir em shampoos e condicionadores indicados ao tipo de cabelo, além de máscaras de hidratação. Até mesmo as receitas caseiras ajudam. No início, deve-se realizar o procedimento, semanalmente. Após uma melhora significativa, o intervalo entre as hidratações poderá ser de 15 dias.

Saiba como evitar: Cabelos ressecados: como evitar, tratamentos

Veja alguns procedimentos caseiros: Máscaras caseiras para cabelos ressecados

Top