Óleos vegetais para os cabelos

Ter os cabelos bonitos e bem cuidados é tarefa para a vida inteira. Shampoos, condicionadores, finalizadores, máscaras de hidratação, cremes protetores, tudo deve ser…

Por Editorial MDT em 18/02/2013

Ter os cabelos bonitos e bem cuidados é tarefa para a vida inteira. Shampoos, condicionadores, finalizadores, máscaras de hidratação, cremes protetores, tudo deve ser cuidadosamente escolhido, para que os cuidados surtam efeitos. Em meio a essa rotina, também estão os elementos naturais de tratamento. Receitas caseiras nunca fizeram mal a cabelo algum; ao contrário, só ajudam. Como sabemos, a indústria de cosméticos formula seus produtos, tendo a natureza como fonte. Qualquer item sempre traz substâncias extraídas de produtos naturais, que são misturados aos industriais. Os óleos vegetais são exemplo disso.

O óleo de macadâmia hidrata e reduz o volume (Foto: Divulgação)

Benefícios dos óleos vegetais

Quem é que nunca ficou sabendo sobre a febre do óleo de argan, um produto marroquino que prometia fazer milagres nos cabelos e em outras partes do corpo? Fez e continua fazendo. Entretanto, outra febre tomou conta do universo feminino, que é o óleo de coco. A lista não parou por aí. Também vieram os óleos de linhaça, oliva, açaí e muitos outros. Estas substâncias são extremamente ricas em antioxidantes e agentes hidratantes. Usar óleos vegetais nos cabelos promove uma melhora significativa, em toda a extensão dos fios, tornando-os mais brilhantes, sedosos, saudáveis e fortes. Eles podem ser usados como finalizadores ou como máscaras de tratamento, sem prejudicar os cabelos ou deixá-los pesados.

O óleo de abacate é rico em vitaminas A e E (Foto: Divulgação)

Alguns óleos vegetais eficazes

Os óleos vegetais para os cabelos podem ser encontrados, em farmácias e lojas de cosméticos. Alguns, como o óleo de oliva, encontram-se, facilmente, em supermercados. Uma dica importante é procurar por eles, em versão 100% natural. A maioria possui parafina e óleo mineral, em sua composição. Tais substâncias não exatamente prejudiciais aos fios, mas podem ficar impregnadas nos cabelos, dificultando a penetração de outros produtos.

– óleo de abacate: rico em vitaminas A e E, este óleo combate o envelhecimento e hidrata, profundamente;

– óleo de jojoba: ajuda a limpar o couro cabeludo, estimulando o crescimento e combatendo a oleosidade;

Os óleos vegetais podem ser usados como máscaras, finalizadores e diversas outras formas (Foto: Divulgação)

– óleo de linhaça: rico em proteínas, ômegas 3 e 6 e fibras alimentares. Hidrata e combate o frizz;

– óleo de coco: limpa, nutre os fios e combate o frizz, além de protegê-los contra agentes externos;

– óleo de oliva: poderoso antioxidante e hidratante;

– óleo de macadâmia: ajuda a combater o volume, além de hidratar;

– óleo de açaí: hidrata e protege os cabelos.

Conheça um substituto para o óleo de argan: Óleo de Ojon para hidratar os cabelos

Saiba o que o óleo de argan faz para os fios: Óleo de argan para cabelos: benefícios, tratamentos

Top