8 sinais que você está viciada em doces

Você sabe identificar os 8 sinais que você está viciada em doces? Muitas pessoas não sabem mas alimentos também podem se tornar viciantes pelo efeito…

Por Redacao em 22/01/2015

Você sabe identificar os 8 sinais que você está viciada em doces? Muitas pessoas não sabem mas alimentos também podem se tornar viciantes pelo efeito que eles têm no cérebro. A glicose dá uma sensação de prazer e felicidade, além de funcionar como uma defesa contra o estresse. Isso ocorre porque ela mexe com neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, ligados a esses sentimentos. Tanto o açúcar dos doces quanto o dos carboidratos (como massas, pães e biscoitos) tem esse efeito – a diferença é que o primeiro chega à corrente sanguínea muito mais rápido.

Veja: Açúcar causa vício maior que drogas proibidas no Brasil

8 sinais que você está viciada em doces - Gostar de doces é super normal, mas como saber quando pode ser um vício? (Foto: Divulgação)

8 sinais que você está viciada em doces

Alguns sinais podem indicar que você está viciada em doces e é preciso ter cuidado por que tudo em excesso faz mal a saúde. Uma alimentação rica em açúcar pode trazer diversos malefícios como a diabetes e as consequências dessa doença são muitas, entre elas problemas neurológicos, cardiovasculares, nos olhos e nos rins. Além disso o excesso de doce pode causar a obesidade que pode levar a doenças graves como hipertensão e outras cardiopatias. Confira abaixo 8 sinais que você está viciada em doces:

  • 1 – Você tem fortes desejos por doces

Quase que como um desejo de grávida, você está sempre desejando algo doce? Saiba que isso é um ciclo vicioso: quanto mais doces você consumir, mais desejo sentirá. Por isso, a ideia aqui é pensar em alternativas que substituam os doces.

  • 2 – Petiscar mesmo estando satisfeito

Seu estômago já parece estar quase que “arripunado” e tanto doce mas você continua querendo? Isso pode ser um sinal de vício.

  • 3- Pequenas porções não te satisfazem

Isso pode acontecer por diversos motivos, mas uma razão possível para essa insaciedade, pode ser resistência à insulina.

  • 4 – Você se livra de momentos estressantes com doces

Isso acontece também porque o consumo de doces traz consigo a sensação de prazer, graças ao auxílio no aumento dos níveis de serotonina.

Leia também: Dietas para quem tem diabetes

Doces não são vilões e podem ser consumidos regularmente porém com equilíbrio (Foto: Divulgação)

  • 5- Comer muito mais do que você pretendia

Se todo mundo conseguisse comer apenas um pedaço de chocolate, tudo bem. O problema é quando você abre uma barra pra pegar um pedaço e acaba comendo ela inteira.

  • 6. Você já tentou reduzir o consumo e não funcionou

Nenhum vício é simples de ser controlado, e, da mesma forma, reduzir o consumo de doces não vai ser simples.

Faça regras para si mesma como comer doces apenas no fim de semana ou apenas em um momento do dia. (Foto: Divulgação)

  • 7.  Você come escondido

Isso acontece porque você tem consciência de que é compulsiva por doces e sabe que é um problema. Porém, dividir com alguém pode ser vantajoso, já que a pessoa pode te ajudar a controlar o vício (se for uma pessoa presente no seu cotidiano).

  • 8. Sentir culpa mas repetir todo o processo em breve
Sentir culpa por comer muito doce e no outro dia repetir o mesmo processo pode ser um grande sinal de vício.

Como combater o vício por doces

Se você correspondeu a boa parte dos 8 sinais que você está viciada em doces é importante procurar ajuda ou tentar primeiramente combater este vício aos poucos, melhorando e equilibrando o seu cardápio diário. Veja como fazer isso:

Leia mais: Açúcar aumenta pressão mais que sal

Frutas podem ser uma ótima substiuição (Foto: Divulgação)

  • Introduza frutas na sua alimentação –  Elas podem ser uma sobremesa gostosa e uma boa substituição de guloseimas.
  • Chás com alta concentração de catecolaminas são bons aliados – Eles possuem efeitos antioxidantes 5 vezes superiores ao da vitamina C e E e assim diminuem o excesso do hormônio do stress”. A dica é ingeri-lo em uma garrafinha ao longo do dia.
  •  Comer de 3 em 3 horas – evita o aumento do hormônio do cortisol, forte inimigo na luta contra a compulsão de doces.
  • Pratique exercícios –  A prática de atividades físicas tem a capacidade de elevar os níveis de adrenalina e serotonina do corpo, e que causa uma ótima sensação de bem estar, diminuindo a ansiedade.

Top