7 dicas para acabar com a insonia

Você está procurando 7 dicas para acabar com a insonia? Dormir bem é essencial para encarar o dia a dia puxado e manter a auto…

Você está procurando 7 dicas para acabar com a insonia? Dormir bem é essencial para encarar o dia a dia puxado e manter a auto estima. Porém, a cada dia as pessoas estão mais estressadas, atarefadas com estudos e trabalho, e ainda se alimentando inadequadamente. Infelizmente tudo isso interfere na qualidade do sono além de causar insônia.

7 dicas para acabar com a insonia - A insônia é muito incômoda e atrapalha o dia a dia de qualquer pessoa (Imagem Ilustrativa)

7 dicas para acabar com a insonia

O sono é fundamental para a qualidade de vida. O sono controla o stress enquanto você dorme, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, e isso colabora para o controle do estresse. A perda de peso é outro benefício, pois quando dormimos a produção da leptina, hormônio da saciedade, aumenta, e, por sua vez, a de grelina, hormônio do apetite, cai.

Leia também: Benefícios da goiaba para sua saúde

Para dormir bem e ter acesso a todos os benefícios do sono de qualidade, confira abaixo 7 dicas para acabar com a insonia:

  • Ler um livro

Quando lemos um livro relaxamos e podemos conseguir atrair o sono mais rápido. Porém o assunto não pode ser muito instigante, pois se não o efeito será o contrário e você poderá perder horas preciosas de sono lendo um livro querendo saber mais sobre a história. Existem livros que são próprios para relaxamento ou de auto ajuda que podem fazer você se sentir melhor para dormir.

  • Música
Músicas de relaxamento são facilmente encontradas no youtube, por exemplo. Basta procurar com o nome de “música de relaxamento” ou” música para dormir” e você encontra diversos tipos feitas com sons diferenciados de cachoeira, natureza ou até mesmo músicas clássicas com piano e outros instrumentos agradáveis de se ouvir nesse momento pré-sono.

Leia mais: Caxumba: transmissão, sintomas e tratamento

Ficar em silêncio no quarto pode dificultar o sono (Imagem Ilustrativa)

  • Chás
Existem muitos tipos de chá calmantes que são perfeitos para o sono. Além de suas propriedades, o fato de serem quentinhos facilita o sono e relaxa o corpo. Tome esse chá vendo tv, lendo um livro ou até mesmo pensando na vida.
  • Massagem
Leia Também:  Tratamento Contra a Insônia

Você pode fazer em algum lugar especializado ou pedir para alguém fazer em você antes de dormir.

  • Praticar exercícios físicos
Fazer exercícios físicos além de ser bom para sua saúde, também facilita o sono. O ideal é praticar esportes longe da hora de dormir e no fim do dia você estará mais cansado e relaxado para dormir.

Pratique a meditação no seu próprio quarto (Imagem Ilustrativa)

  • Meditação
Você pode meditar em grupo, sozinho ou até mesmo com uma música de meditação induzida onde há um narrador falando o que ajuda sua mente a focar.
  • Esvaziar a cabeça
Muitas vezes por ficar pensando em problemas ou em planos futuros, nós perdemos uma noite em claro. Então uma ótima dica é ficar vendo um filme ou qualquer coisa na TV para acabar dormindo automaticamente. O silêncio muitas vezes atrapalha e vira “barulho” na mente.

Causas da insônia

Enquanto muitas pessoas tem certeza do motivo pelo qual está com insônia, há quem não entenda o porquê da falta de sono. Além do estresse, você pode também ter ansiedade que pode ser em um nível “normal” ou um transtorno grave. A depressão também pode ser uma causa. Além disso algumas condições médicas podem ter a insônia como um sintoma como:

Leia também: 10 dicas para perder gordura corporal

A insônia pode ser sintoma de alguma doença (Imagem Ilustrativa)

  • Artrite
  • Câncer
  • Insuficiência cardíaca
  • Doença pulmonar
  • Doença do refluxo gastroesofágico
  • Distúrbios da tireoide
  • AVC
  • Doença de Parkinson
  • Doença de Alzheimer

Além disso, Cafeína, nicotina, refrigerante e álcool podem ser estimulantes e fazer com que você permaneça mais tempo acordado. Comer muito tarde também pode fazer com que uma pessoa se sinta fisicamente desconfortável na hora de deitar, o que pode dificultar na hora de adormecer.

Leia Também:  Alimentos que ajudam a ficar acordado

Siga nossas 7 dicas para acabar com a insonia e tenha uma ótima noite!

Top