Caxumba: transmissão, sintomas e tratamento

Caxumba: transmissão, sintomas e tratamento

Redacao 10/07/2015 Bem Estar

Poucas pessoas sabem, mas a caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas,  um dos três pares de glândulas que produzes saliva. As parótidas ficam localizadas entre suas orelhas e à frente delas, a caxumba é muito mais comum em crianças, e pode afetar uma das glândulas ou as duas. Veja mais informações sobre a caxumba: transmissão, sintomas e tratamento.

Caxumba transmissão, sintomas e tratamento - Caxumba transmissão, sintomas e tratamento (Foto: Divulgação)

Leia também: Varizes: causas, sintomas e tratamentos.

Caxumba: transmissão, sintomas e tratamento

Confira mais detalhes sobre a caxumba como, transmissão, sintomas e tratamento:

A caxumba afeta pessoas de todas as idades (Foto: Divulgação)

Transmissão

A caxumba é transmitida por um vírus que se espalha de pessoa para pessoa por meio de saliva infectada. Se você não tomou a vacina, pode contrair caxumba ao conversar muito próximo da pessoa infectada, beijá-la ou então compartilhar utensílios como talheres, copos e pratos. Após a infecção você pode contaminar outras pessoas no período entre seis dias antes do início dos sintomas e até cerca de 9 dias após início dos sintomas. Até o início dos sintomas começarem, acontece o período de incubação que é de 14 a 25 dias, o mais comum é que aconteça de 16 a 18 dias.

A caxumba normalmente cura rapidamente e sem precisar de medicamentos (Foto: Divulgação)

Confira também: Remédios Caseiros para Queimação.

Sintomas

São vários sintomas sentidos por quem está com caxumba, mas o principal é o inchaço das glândulas salivares, veja uma lista com mais sintomas da caxumba:

  • Inchaço e dor nas glândulas salivares (paroditite), podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles
  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Fadiga e fraqueza
  • Perda de apetite
  • Dor ao mastigar e engolir
Ao sentir os sintomas, procure um médico (Foto: Divulgação)

Tratamento

O tratamento da caxumba de uma forma geral é bem simples, porque você não é considerado mais contagioso uma semana após o diagnóstico e pode retornar as atividades cotidianas. A caxumba é tratada naturalmente pelo organismo, a maioria dos adultos e crianças se recupera da caxumba sem grandes complicações em duas semanas. Após a doença ser curada, a pessoa é considerada imune à caxumba.

Outros artigos

Blu Ray Player 3D Preço, onde Comprar

22/05/2011

Blu Ray Player 3D Preço, onde Comprar

Para aqueles que estão em busca de Blu Ray Player 3D saiba que no mercado você pode ter acesso há uma grande diversidade de modelos que visa atender a todos os g...

Leite materno: como conservar

12/01/2013

Leite materno: como conservar

Muitas mães necessitam voltar ao trabalho e por isso, acabam recorrendo para o armazenamento do leite materno. Felizmente, do mesmo modo que outros alimentos, o leit...