Caxumba: transmissão, sintomas e tratamento

Poucas pessoas sabem, mas a caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas,  um dos três pares de glândulas que produzes saliva.…

Poucas pessoas sabem, mas a caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas,  um dos três pares de glândulas que produzes saliva. As parótidas ficam localizadas entre suas orelhas e à frente delas, a caxumba é muito mais comum em crianças, e pode afetar uma das glândulas ou as duas. Veja mais informações sobre a caxumba: transmissão, sintomas e tratamento.

Caxumba transmissão, sintomas e tratamento - Caxumba transmissão, sintomas e tratamento (Foto: Divulgação)

Leia também: Varizes: causas, sintomas e tratamentos.

Caxumba: transmissão, sintomas e tratamento

Confira mais detalhes sobre a caxumba como, transmissão, sintomas e tratamento:

A caxumba afeta pessoas de todas as idades (Foto: Divulgação)

Transmissão

A caxumba é transmitida por um vírus que se espalha de pessoa para pessoa por meio de saliva infectada. Se você não tomou a vacina, pode contrair caxumba ao conversar muito próximo da pessoa infectada, beijá-la ou então compartilhar utensílios como talheres, copos e pratos. Após a infecção você pode contaminar outras pessoas no período entre seis dias antes do início dos sintomas e até cerca de 9 dias após início dos sintomas. Até o início dos sintomas começarem, acontece o período de incubação que é de 14 a 25 dias, o mais comum é que aconteça de 16 a 18 dias.

A caxumba normalmente cura rapidamente e sem precisar de medicamentos (Foto: Divulgação)

Confira também: Remédios Caseiros para Queimação.

Sintomas

São vários sintomas sentidos por quem está com caxumba, mas o principal é o inchaço das glândulas salivares, veja uma lista com mais sintomas da caxumba:

  • Inchaço e dor nas glândulas salivares (paroditite), podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles
  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Fadiga e fraqueza
  • Perda de apetite
  • Dor ao mastigar e engolir
Ao sentir os sintomas, procure um médico (Foto: Divulgação)
Veja também: O que fazer em caso de tombos e pancadas.

Tratamento

O tratamento da caxumba de uma forma geral é bem simples, porque você não é considerado mais contagioso uma semana após o diagnóstico e pode retornar as atividades cotidianas. A caxumba é tratada naturalmente pelo organismo, a maioria dos adultos e crianças se recupera da caxumba sem grandes complicações em duas semanas. Após a doença ser curada, a pessoa é considerada imune à caxumba.

Leia Também:  Sapato apertado: problemas que podem causar

Top