5 legumes e verduras para cultivar em casa

Conheça 5 legumes e verduras para cultivar em casa. Nos últimos tempos, as pessoas estão se preocupando mais com uma alimentação saudável. Elas apostam…

Por Isabella Moretti em 23/03/2016

Conheça 5 legumes e verduras para cultivar em casa. Nos últimos tempos, as pessoas estão se preocupando mais com uma alimentação saudável. Elas apostam em alimentos in natura, orgânicos e livres de agrotóxico. Leia a matéria e veja algumas opções para cultivar na sua horta.

5 legumes e verduras para cultivar em casa. (Foto Ilustrativa)

5 legumes e verduras para cultivar em casa. (Foto Ilustrativa)

 

A horta doméstica está se tornando cada vez mais popular nos lares brasileiros, inclusive nos apartamentos. O plantio de legumes e verduras ajuda a tornar o cardápio mais leve, saudável e muito nutritivo. No entanto, é preciso prestar atenção na escolha dos vegetais que serão cultivados em casa.

Leia mais: Como montar uma horta em casa

5 legumes e verduras para cultivar em casa

Confira a seguir 5 legumes e verduras para cultivar em casa:

Pimenta

Se você não sabe como iniciar a horta doméstica, então aposte no cultivo de pimenta. Essa hortaliça requer regas constantes e precisa de bastante luz solar para crescer saudável. Outro detalhe importante: suas sementes devem ser plantadas com 40 centímetros de distância uma da outra.

Plantar pimenta em casa é uma forma de ter vários nutrientes à disposição, incluindo fibras, vitamina C, vitamina B6, ácido fólico, tiamina, entre outros. Só tome cuidado para não expor a hortaliça ao frio, pois as baixas temperaturas prejudicam o cultivo.

Tomate

O tomate se destaca como uma das hortaliças mais populares do Brasil. Ele faz bem para a saúde porque tem quantidades significativas de potássio, fósforo, vitamina C, A e E. Incluir essa fruta no cardápio significa blindar o corpo de doenças crônicas, problemas cardíacos e até mesmo câncer.

Se você for cultivar tomate em casa, então escolha um lugar bem iluminado com luz solar e faça as regas com pouca água. Vale lembrar que as sementes devem ser colocadas no solo profundo, já que as raízes são bem grandes.

Saiba mais: Como plantar alface em vasos

Espinafre

O espinafre é uma verdura bem fácil de cultivar em casa. (Foto Ilustrativa)

O espinafre é uma verdura bem fácil de cultivar em casa. (Foto Ilustrativa)

O espinafre, assim como outros vegetais verde-escuro, tem alto valor nutricional.  Suas propriedades ajudam o metabolismo a funcionar melhor, regula a pressão arterial e beneficia as funções neurológicas. Para cultivar essa verdura em casa, basta colocar as sementes em um solo rico úmido e rico em nutrientes. A planta não precisa de muito sol ou calor para crescer, portanto, sobrevive bem ao inverno.

Cenoura

A cenoura é um legume bem fácil de cultivar em casa. Você só precisa se preocupar em manter a terra úmida, regando o solo diariamente. A hortaliça oferece vários benefícios à saúde, afinal, é rica em antioxidantes, fibras e vitamina A. Comer cenoura nas refeições significa proteger os olhos contra doenças, fortalecer os dentes e revigorar a mente.

Reserve um espaço na horta para plantar cenouras. (Foto Ilustrativa)

Reserve um espaço na horta para plantar cenouras. (Foto Ilustrativa)

Ervilha

Você já pode parar de comprar ervilhas enlatadas ou congeladas. Esse vegetal, quando “in natura”, é uma poderosa fonte de minerais e vitaminas, por isso deve ser incluído ao cardápio. O seu cultivo pode acontecer em todos os tipos de solo, desde que haja clima fresco.

Veja também: Alimentos que você pode plantar em casa

E aí? Gostou da seleção com 5 legumes e verduras para cultivar em casa? Deixe um comentário. Você também pode sugerir algum outro vegetal fácil de cultivar na horta doméstica. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre bem-estar.

 

Top