Alimentos que você pode plantar em casa

Existem diversos Alimentos que você pode plantar em casa e trazer para sua família uma alimentação mais simples e saudável. Você pode fazer hortas caseiras…

Existem diversos Alimentos que você pode plantar em casa e trazer para sua família uma alimentação mais simples e saudável. Você pode fazer hortas caseiras com diversos alimentos, além disso não precisa ser privilégio de casas com quintal, pois uma parede já permite a instalação de uma horta vertical com alimentos saudáveis e colhidos na hora. A possibilidade de ter uma comida mais limpa, sem agrotóxicos, poder consumir seu próprio alimento e ainda ter a parte do prazer em cuidar são fatores importantes nesse hábito. Além de depois de um tempo, nem precisar mais comprar certos alimentos que a horta já está produzindo com vigor.

Confira: Como Montar Uma Horta Em Casa

Alimentos que você pode plantar em casa - É possível plantar alimentos em casa e ter uma alimentação mais saudável livre de agrotóxicos (Foto: Divulgação)

Alimentos que você pode plantar em casa

Separamos uma lista de alimentos que você pode plantar em casa, confira:

Salsão

Parecido com o método do Hortelã, corte o Salsão a uns 5 cm das raízes, coloque na água espere que ele brote e depois transfira para um vazo com terra mantendo bem hidratada.

Cebola

Coloque na agua a parte onde ficava a raiz da cebola, espere que a raiz comece a crescer e transfira para um vazo que fique um bom tempo ao sol.

Hortelã

Mantenha sempre a parte mais próxima da raiz do hortelã, cortando acima das últimas folhas. Basta agora colocar na água para que as raízes cresçam até 2 cm, transferindo para um vaso que fique a luz do sol, e com a terra sempre muito hidratada.

Leia também: Horta Vertical em Apartamento

Existem diversos tipos de alimentos que podem ser cultivados em pequenas hortas (Foto: Divulgação)

Erva Cidreira

Leia Também:  Alimentos que Ajudam na Digestão

A erva cidreira é bem fácil de se fazer, igual ao que falamos acima, ela cria raízes facilmente e logo pode ser transferida para um canteiro de terra, em menos de 1 mês você já poderá fazer um chá delicioso com ela.

Alho

O alho pode ser replantado, porém ele demora bastante tempo para crescer e poder ser utilizado. Aqui vale a pena utilizar os brotos verdes que nascem dele, bastando coloca-lo na água e deixa-lo ao sol, vão crescer brotos que podem ser utilizados para temperar sopas, batatas no forno e o que mais você quiser incrementar

Manjericão

O Manjericão segue o modelo da Hortelã, colocando na água e deixando apenas algumas folhas mais próximas do cabo, ela irá desenvolver uma raiz que depois poderá ser replantada em um vazo ao sol e bem hidratado.

Cebolinha

Mais uma das plantas que facilmente você consegue replantar, a cebolinha demora um pouco para começar a crescer, porém se você mantiver sempre 5 cm da raiz, deixando dentro da água, a planta pode ser utilizada por muitas e muitas vezes.

Acelga

A Acelga segue o modelo do Salsão, deixando o talo para ser replantado, coloque-o na água espere que nasçam as novas folhas e transfira para a terra sempre muito bem hidratada.

Leia mais: Como montar horta em apartamento: dicas, conselhos

Com o tempo você nem vai precisar comprar certos alimentos (Foto: Divulgação)

Alho-poró

O Alho-poró pode ser plantado na base da hidroponia, deixando a raiz crescer e trocando a água a cada 2 dias, ele irá crescer poderá ser utilizado por várias vezes durante o tempo.

Alecrim

O Alecrim assim como os outros alimentos que utilizamos as folhas deve ser colocar na água, logo que suas raízes se desenvolveram deve ser transferido para um vazo com de terra normal, areia grossa e de terra musgo, divididos em partes iguais. Nesse ponto o Alecrim é diferente, ele não necessita tanta água, e deve ser deixado sempre ao sol.

Leia Também:  Como Montar Uma Horta Em Casa

Dicas para cultivar alimentos em casa

Há quem cultive pelo prazer do processo, outros pela urgência de prover uma alimentação livre de agrotóxicos para si e para a família. Plantar alimentos em casa trás inúmeras vantagens. Confira algumas dicas na hora de cultivar a sua horta em casa:

Pesquise diversas formas de montar sua horta em lugares pequenos (Foto: Divulgação)

  • É preciso avaliar o espaço e luminosidade do local antes de montar a horta vertical.
  • É indicado que a terra escolhida seja um substrato orgânico pronto para o uso.
  • Borrifar a água sobre as espécies ou molhar as mãos na água e sacudi-las sobre as culturas todos os dias. “A terra deve estar úmida, nunca encharcada.
  • Para evitar a presença de insetos nocivos próximos às espécies cultivadas na horta a dica é incluir na horta variedades como tagetes, gerânios, hortelã, citronela ou arruda. Essas plantas funcionam como repelentes naturais
  • É possível comprar sementes, sementeiras, recipientes e material necessário para o início do cultivo em lojas de materiais de agricultura.
  • Procure informações e dicas de pessoas que já cultivam, seja pessoalmente, seja por meio de blogs, cursos, vídeos.
  • Escolha um dos alimentos que você pode plantar em casa citados anteriormente e comece sua horta caseira! Boa sorte!

 

Top