Como plantar alface em vasos

Com a correria do dia a dia, a alimentação vai sendo deixada de lado e substituída por produtos prontos, como fast food e comidas…

Com a correria do dia a dia, a alimentação vai sendo deixada de lado e substituída por produtos prontos, como fast food e comidas congeladas, e as frutas e verduras acabam sendo esquecidas nas refeições, o que leva a um aumento de peso e diversas doenças, como elevação da pressão arterial e problemas cardíacos.

Para uma dieta balanceada e uma vida mais saudável, são necessárias algumas mudanças na rotina, como a priorização de boas refeições e mais tempo para cuidar da saúde e bem estar da família, e para isso, nada melhor do que cultivar as hortaliças em casa, sem nenhum tipo de agrotóxico. Confira abaixo algumas dicas sobre como plantar alface em vasos !

Saiba como plantar alface em vasos. (Foto: Divulgação)

Como plantar alface em vasos

O primeiro passo é escolher um vaso de pelo menos um palmo de profundidade e adequado para plantar alface. Em seguida, cubra o fundo do vaso com pedras ou com argila expandida, para que haja uma boa drenagem da água, impedindo que a terra fique encharcada e apodreça as raízes. Vasos de plástico costumam manter mais a umidade da terra do que os de cerâmica por serem impermeáveis, então, caso não tenha muito tempo para regar, prefira os de plástico.

Em seguida, é necessário cobrir o fundo de pedras e argila com uma manta de drenagem ou um pouco de areia, para que a terra do vaso não acabe escapando pelo fundo, junto com a água no momento da rega.

Hortaliças em vaso são uma opção de decoração.(Foto: Divulgação)

A próxima fase é colocar a mudinha de alface na terra. Caso a muda esteja em um saquinho, é necessário cortá-lo com muito cuidado para não desmanchar todo o torrão e nem quebrar as raízes, e então colocar a mudinha dentro do vaso. Quanto mais cuidado houver nesta etapa, maiores são as chances de adaptação da planta ao vaso.

Leia Também:  Simba Safari SP Localização, Horários, Preços

Para finalizar a etapa do plantio de alface no vaso, é necessário preencher o vaso com terra até que apenas a parte do caule da planta esteja visível. Depois de preencher, basta apertar levemente a superfície ao redor da muda para que a terra fique bem firme e que a planta pegue bem o local. Tome cuidado para não apertar muito, pois as raízes podem acabar esmagadas.

Veja também: Horta em sua Casa – Como fazer

Alface em vasos é uma excelente opção para manter horta em casa.(Foto: Divulgação)

Depois de plantar a muda de alface, deve-se regar o vaso e então colocá-lo em um local definitivo. A rega depende sempre da temperatura onde a planta está, o ideal é regar um dia sim e outro não e então ir observando a plantinha, caso ela murche no final do segundo dia, é melhor regar diariamente, dosando a quantidade de água.

Com essas dicas é possível cultivar várias hortaliças em vasos, como rúcula, agrião, chicória, alfaces, almeirão, entre outros.

Saiba como organizar uma Horta de Temperos em Casa ou no Apartamento

Top