Confira 5 dicas para lidar com o seu chefe

O relacionamento com o chefe é sempre algo a se pensar. Nem sempre é fácil ter uma boa convivência, conseguir mostrar idéias, ser reconhecido…

O relacionamento com o chefe é sempre algo a se pensar. Nem sempre é fácil ter uma boa convivência, conseguir mostrar idéias, ser reconhecido e fazer por merecer. Um estudo realizado na Escola de Negócios de Harvard, pela professora Linda A. Hill e o escritor Kent Lineback, foram temas para dois livros intitulados de: “Being the Boss: The 3 Imperatives for becoming a Great Leader” (Ser o Chefe: Os 3 imperativos para ser um grande líder, em português). E foram levantadas cinco questões que ajudam você a avaliar como está a relação com o seu superior. Confira:

1 – O seu desempenho está de acordo com as expectativas do seu chefe?

A melhor dica para melhorar ou sanar qualquer problema no trabalho começa com uma boa conversa com o chefe.  Logo, você também tem que fazer um balanço para saber se seu rendimento está dentro do esperado ou se pode ser melhorado.

2 – Que bagagem emocional você traz para a sua relação com o chefe?

Cuidado com o emocional. A soma de experiências anteriores pode acabar prejudicando o relacionamento com o chefe atual, se ficar fazendo comparativos com a imagem que guarda do antigo. Para os jovens que estão entrando agora no mercado de trabalho, comparar o cargo de chefia com os pais, irmãos mais velhos e professores é comum, mas não deve acontecer.

 

3 – Suas reclamações sobre o chefe são as mesmas que você tinha sobre os chefes anteriores?

Se isso está se repetindo, provavelmente, há alguma relação compatível entre as dificuldades encontradas no seu chefe e situações vividas anteriormente. Todas as pessoas tendem a fazer ligações entre problemas vividos com a figura de poder, autoridade e a relação com a chefia.

Leia Também:  Cuidados necessários com o quarto da criança

4 – Você é capaz de ver o seu chefe como uma pessoa?

Fazer a diferenciação entre o superior como pessoa e profissional, ajuda a vincular um bom relacionamento. Pois vendo ele como pessoa, e saindo da formalidade como autoridade, você pode se colocar melhor no lugar dele. Assim, poderá ver que ele também tem dúvidas, anseios e desafios no âmbito profissional.

5 – Acima de tudo, você é uma pessoa pró-ativa?

Antes de fazer qualquer critica, analise e veja se pode fazer algo para melhorar o trabalho de todos. É sempre boa a existência de uma relação de mão dupla.

Uma boa relação com o chefe é importante para o desenvolvimento e crescimento profissional. Siga as dicas e seja um funcionário de sucesso.

Top