5 formas para se proteger do câncer de mama

Conheça 5 formas para se proteger do câncer de mama! O desenvolvimento da doença é mais frequente em mulheres com idade acima de quarenta…

Conheça 5 formas para se proteger do câncer de mama! O desenvolvimento da doença é mais frequente em mulheres com idade acima de quarenta anos. Mas a prevenção deve ser feita desde a juventude, através de um estilo de vida saudável.

Fazendo mamografia

5 formas para se proteger do câncer de mama. (Foto Ilustrativa)

Tipo de Câncer mais comum

O tipo de câncer mais comum em mulheres é o de mama, a doença também atinge os homens, mas em menor quantidade. A cada 100 mulheres pessoas em tratamento contra a doença, apenas uma é do sexo masculino.

Leia mais: Tratamento para o Câncer de Mama

O tumor maligno nos seios surge devido a uma série de fatores, entre as classes de maior risco de desenvolvimento do câncer de mama, estão as mulheres acima dos quarenta anos que nunca amamentaram, tiveram a menarca muito cedo ou que a menopausa demorou a chegar.

O hormônio feminino Estrogênio é um dos principais causadores da doença. Ele é produzido entre a primeira menarca e a menopausa, portanto, se esse intervalo de tempo ultrapassar o considerado normal, pode contribuir com o desenvolvimento de tumores nos seios. O câncer de mama não é considerado hereditário (passado de mãe para filha), pois apenas uma a cada dez mulheres com a doença, apresentam casos semelhantes na família.

Apoio ao cancer de mama

Existem medidas simples que ajudam a prevenir câncer de mama. (Foto Ilustrativa)

5 formas para se proteger do câncer de mama

Alguns hábitos contribuem com a saúde e tornam o organismo mais resistente contra a doença. Confira 5 formas para se proteger do câncer de mama:

Ingerindo bebida alcoólica

Evite consumir bebidas alcoólicas (Foto: Divulgação)

Evite bebidas alcoólicas

O alto consumo de bebidas alcoólicas aumentam os riscos de câncer de mama em 5% nas mulheres. Isso porque o álcool em grande quantidade no organismo feminino tem a capacidade de estimular a produção de estrogênio.

Não fume!

O cigarro contem milhares de substâncias nocivas à saúde, centenas delas são cancerígenas e provocam mutações nas células. Fumar influência diretamente no aparecimento de tumores no organismo humano.

Alimentação saudável

Frutas e legumes

Procure manter uma alimentação saudável. (Foto Ilustrativa)

A boa alimentação é fundamental contra o câncer de mama. A dieta deve ser composta por frutas, legumes, verduras, leite e carne, todos organizados de maneira equilibrada para que o consumo diário atenda as necessidades do corpo sem que haja risco de deficiência de vitaminas. Fuja dos alimentos industrializados, como biscoitos e refrigerantes.

Veja também: Câncer do colo de útero – Sintomas

Inclua sopa de tomate na alimentação

O tomate contem propriedades antioxidantes com a capacidade de reduzir as chances de desenvolvimento do câncer de mama, se consumido constantemente e em quantidade considerável. Faça a sopa duas vezes por semana!

Pratique exercícios físicos

A combinação de uma dieta saudável e exercícios físicos resulta somente em benefícios para o organismo, com papel fundamental para o controle do peso. A obesidade torna a mulher mais propensa a desenvolver o câncer de mama, pois aumenta os níveis do hormônio estrogênio no corpo.

Fazendo exercícios

Os exercícios físicos ajudam a combater o câncer de mama. (Foto Ilustrativa)

Saiba como fazer o autoexame da mama

O diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura em 95%. Portanto, além das 5 formas para se proteger do câncer de mama, é importante realizar o autoexame pelo menos uma vez por mês durante o banho. Depois dos 35 anos, é recomendado que a mulher procure um médico para realizar o exame clínico da mama a cada dois anos. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 






Top