Tratamento para o Câncer de Mama

PUBLICIDADE

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e a sua incidência está cada vez maior, mesmo com os alertas que a mídia faz as mulheres não fazem a prevenção como deveria o que esta ocasionando um maior índice da doença. Você sabe o que é o câncer de mama? Pois bem o câncer de mama propriamente dito é um tumor maligno que é causado por uma mutilação exagerada e desordenada de células que formam um tumor e esse tumor é chamado de maligno quando suas células têm a capacidade de originar metástases, ou seja, invadir novas células sadias a volta dele. Se essas células doentes caírem na corrente sanguínea elas podem invadir outros órgãos e espalhar o câncer no organismo atingindo outras células sadias. Na maioria dos casos o câncer de mama é combatido a tempo e não atinge outras células.

Como é feito o diagnóstico do câncer de mama?

O diagnóstico do câncer de mama começa com o auto exame que deve ser feito periodicamente pelas mulheres de uma forma simples e eficaz, no banho apalpando as mamas de forma que as conheça e se algum nódulo for detectado deve ser em seguida diagnosticado pelo médico. Qunado o câncer é descoberto dessa forma, ainda cedo ele é totalmente curável, mas quando as pacientes não fazem o exame e deixam o tumor crescer muito fica mais difícil a cura, pois as células malignas podem atingir outros órgãos espalhando a doença. Se a mulher preferir ela pode fazer o exame com o médico ginecologista ou com um mastologista, pois as vezes alguns nódulos não podem ser detectados pela mamografia mesmo que palpáveis. A mamografia deve ser feita pelo menos uma vez por ano, mas esse tempo vai depender de caso a caso, o médico deve determinar. Como prevenção, esse exame deve ser feito a partir dos 50 anos, mas se tiver caso em família deve começar aos 40.

Quais são os tipos de tratamento?

Bom existem quatro tipos de tratamento para o câncer de mama, mas o médico é quem deve diagnosticar qual é o melhor conforme cada caso. Vamos ver quais são eles:

PUBLICIDADE
  • Cirurgia – a cirurgia como tratamento para o câncer de mama pode ser conservadora ou radical. A conservadora é quando o médico conserva um pedaço da mama (quadrantectomia) e é retirado apenas o tumor. E o Radical é quando a mama toda é retirada. No caso da conservadora o tratamento deve ser complementado com a radioterapia.

  • Radioterapia –  a radioterapia é um tratamento a base de aplicações de radiação no local do tumor, pois se ela é feita antes da cirurgia seu efeito é para reduzir o tamanho do tumor, mas se depois da cirurgia é para evitar que o tumor volte, pois a radiação bloqueia o crescimento das células e deve ser feita apenas na área afetada evitando as áreas normais. As aplicações duram cerca de 15 minutos e devem ser feitas diariamente e variam entre 15 e 25 aplicações. O tratamento com radioterapia não apresenta complicações, a pele fica escura como uma queimadura de sol.

  • Quimioterapia – a quimioterapia é o uso de medicamentos extremamente potentes no combate ao câncer e pode ser usado antes ou depois da cirurgia, pois a quimioterapia age em todo o corpo e evita o aparecimento do tumor em outros órgãos. O tratamento normalmente é feito pela veia endovenosa e na maioria das vezes dispensa internação.

  • Hormonioterapia – para usar esse tratamento a paciente precisa fazer uma serie de exames, pois acreditava-se que o câncer de mama aparecia em função dos hormônios femininos em especial os estrogênios, mas hoje sabe-se que nem sempre isso ocorre, por isso os exames são necessários para diagnosticar o tratamento correto. O exame serve para medir a dosagem dos receptores de estrogênio nas células do tumor. Dependendo do resultado o médico avalia o tratamento da hormonioterapia podendo ser de um a dois tomando comprimidos diários.

 

Para concluir:

O melhor tratamento contra o câncer de mama é a prevenção que pode ser feita em casa pela própria mulher na hora do banho de preferência, uma semana depois da menstruação. Pois esse é o melhor e mais eficaz exame e não custa nada podendo ser feito todos os dias basta que a mulher queira. Por isso, a prevenção é o melhor tratamento, cuide-se.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.