Câncer do Colo de Útero Sintomas

As mulheres precisam cuidar da sua saúde dês de que nascem, para que no futuro possam ser adultas saudáveis e poderem ter filhos como…

Por Redacao em 15/05/2011

As mulheres precisam cuidar da sua saúde dês de que nascem, para que no futuro possam ser adultas saudáveis e poderem ter filhos como toda mulher sonha um dia realizar o desejo de ser mãe. Mas infelizmente nem sempre acontece da maneira correta, pois em pleno século XXI algumas mulheres não fazem os exames ginecológicos de rotina necessários para cuidarem da sua saúde.

As mulheres devem procurar seu medico uma vez por ano para fazer o pré câncer e evitar que células malignas se instalem no útero e se por ventura o resultado do exame diagnosticar células malignas é necessário começar o tratamento imediatamente, pois a cura é muito mais fácil se for detectado no inicio do câncer de útero. Ainda é o tipo de câncer que mais mata as mulheres no Brasil, mesmo com a mídia expondo o assunto com tanta clareza e mostrando que a prevenção é o melhor remédio.

Quais são os sintomas do câncer de colo uterino?

Os sintomas dos pacientes portadores de câncer de colo uterino pode variar:

  • Ausência de sintomas (tumor detectado no exame ginecológico periódico)
  • Sangramento vaginal após a relação sexual
  • Sangramento vaginal intermitente (de vez em quando)
  • Secreção vaginal de odor fétido
  • Dor abdominal com queixas urinárias associadas ou intestinais nos casos mais graves da doença.

Diagnóstico do câncer

O diagnostico do câncer de colo de útero é feito através de exames periódicos com a coleta de material citopatológico conhecido como Pré Câncer ou Papanicolau, pois esse exame possibilita o diagnostico precoce da doença e também pode ser detectado através  do Teste de Schiller nesse exame é colocado no colo do útero uma solução iodada que pode detectar áreas não coradas que podem ser possíveis focos de câncer. Esses focos são raspados e levados para o exame de biópsia fundamental para o diagnóstico do câncer. Se o câncer for diagnosticado precocemente o tratamento tem resultados excelentes e de cura.

Qual o melhor tratamento

O tratamento das pacientes portadoras de câncer de colo de útero é a cirurgia para a retirada do tumor e além da cirurgia também deve ser feita a continuidade do tratamento com radioterapia e quimioterapia. Mas o tratamento depende das condições clinicas da paciente e do tipo de tumor. Na cirurgia ocorre a retirada do útero, pois nas pacientes mais jovens os ovários são preservados. A radioterapia é um tratamento exclusivo e indicado quando a cirurgia não é indicada.

Como é o diagnostico do exame Papanicolau?

O resultado do exame pode ser interpretado da seguinte maneira:

– Negativo para células malignas – repetir o exame uma vez por ano e se no ano anterior for negativo o exame deve ser repetido em três anos.

– Alteração do tipo NIC I: repetir o exame em seis meses

– Alteração do tipo NIC II e NIC III: nesse caso o medico devera decidir a melhor conduta e novos exames deverão ser realizados tipo a colposcopia.

– Infecção pelo HPV: nesse caso o exame devera ser repetido em seis meses.

As vezes independente desses resultados a mulher pode ter algum tipo de infecção que será tratada e muitas vezes o parceiro também devera ser tratado. Existem alguns fatores que são predominantes para o aparecimento do câncer do colo do útero confira alguns deles:

  • Baixo nível sócio econômico
  • Precocidade da primeira relação sexual
  • Promiscuidade (múltiplos parceiros)
  • Parceiro sexual de risco
  • Multiparidade ( muitos partos)
  • Primeira gestação precoce
  • Tabagismo
  • Radiação previa
  • Infecção por papilomavírus
  • Herpes vírus

Para concluir:

A prevenção é o melhor remédio para evitar o câncer de colo de útero e o exame que detecta esse tipo de doença é feito de graça pelo SUS. Todas as mulheres independentes da classe social têm direito de fazer esse exame sem pagar nem um centavo. Você mulher procure seus direitos e cuide de sua saúde como ela merece.

Top