Tratamento caseiro para Caspa

A caspa é um problema que, além de comprometer a boa aparência com os pontos brancos nos cabelos e sobre a roupa, também é…

A caspa é um problema que, além de comprometer a boa aparência com os pontos brancos nos cabelos e sobre a roupa, também é capaz de causar grande incômodo pelo prurido intenso. Combater essa doença pode ser mais fácil do que parece, pois algumas medidas simples ajudam a diminuir as manifestações clínicas. Confira as dicas de tratamento caseiro para caspa.

Saiba como cuidar de cabelos com caspa.

A caspa causa prejuízo estético e muito incômodo. (Foto: divulgação)

O que é a caspa

A caspa consiste na descamação do couro cabeludo, que pode ser resultado de fatores emocionais, herdados geneticamente, hábitos ou até mesmo secundário a infecção por fungos. Esse tipo de problema é mais comum em pessoas que possuem cabelos muito secos ou muito oleosos e, apesar de não ter uma cura definitiva, pode ser amenizado com o uso de shampoos específicos, que geralmente tendem a ressecar demais os fios.

Através da adoção de medidas caseiras e mudanças comportamentais, somadas ao uso de cosméticos capilares específicos para o problema, é possível controlar a caspa. Mas é preciso ressaltar que, no caso de caspa persistente e sem melhora, é indispensável uma avaliação do dermatologista, que é capaz de indicar o melhor tratamento para cada caso.

Loção de folhas de sabugueiro

Ingredientes:

  • 2 colheres de folha de sabugueiro;
  • 300 ml de água.

Como preparar:

Essa receita é muito fácil de fazer. Basta adicionar as folhas de sabugueiro e a água em uma panela com tampa e levar o fogo, deixando levantar fervura. Depois de 5 minutos desligue o fogo e deixe a mistura esfriar em temperatura ambiente.

Como usar:

Basta lavar os cabelos normalmente, utilizando o shampoo de sua preferência. No último enxague, passe a infusão nos fios e principalmente em todo couro cabeludo. Deixe secar naturalmente. É necessário repetir esse processo diariamente, até melhora do quadro clínico.

Medidas caseiras otimizam o efeito de shampoos específicos para caspa. (Foto: divulgação)

Chá de aipo

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 100 g de aipo.

Como preparar:

Corte alguns pedaços de aipo e adicione em uma panela com 1 litro de água. Leve ao fogo e deixe ferver por 5 minutos, deixando esfriar em temperatura ambiente. Coe a mistura e reserve a água.

Como usar:

Após lavar o cabelo como de costume, aplique o chá de aipo em todo couro cabeludo. O indicado é repetir o procedimento semanalmente.

Banho de argila

O banho de argila é especialmente indicado para pessoas com cabelos oleosos. A receita é fácil de fazer e ainda colabora para a nutrição dos fios.

Ingredientes:

  • 1 pacote de argila verde;
  • 200 ml de água;
  • 1 pote plástico;
  • 1 pincel para cabelo.

Como preparar:

Lave bem as madeixas com um shampoo anti-resíduos e deixe secar normalmente. No potinho plástico misture um pouco da argila com água, até formar uma mistura homogênea, de consistência pastosa.

Como usar:

Com a ajuda do pincel para cabelo, aplique a argila apenas no couro cabeludo, deixando agir durante 30 a 40 minutos, até que a mistura seque. Em seguida basta enxaguar com água fria.

Veja mais dicas de como acabar com a caspa.

A argila é um produto que ajuda especialmente no caso de cabelos oleosos. (Foto: divulgação)

A caspa é um problema que causa muito incômodo e ainda prejudica o visual. Adotar algumas medidas caseiras é uma maneira eficiente de otimizar o tratamento com shampoos específicos para o problema e garantir fios belos e livres dos pontinhos brancos.


Top