10 erros para evitar na redação do Enem

Confira 10 erros para evitar na redação do Enem. Você está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio? Então comece a treinar…

Confira 10 erros para evitar na redação do Enem. Você está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio? Então comece a treinar a escrita. Não existe uma receita de bolo para tirar uma boa nota na redação, mas vale à pena conhecer alguns erros e evitá-los no seu texto.

Descubra o que não fazer na redação do Enem. (Foto: Divulgação)

Descubra o que não fazer na redação do Enem. (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

Erros para evitar na redação do Enem

O Mundo das Tribos selecionou os erros que devem ser evitados na redação do Enem. Confira:

10– Uso de provérbios e citações erradas

Ao fazer uma citação na redação do Enem, é muito importante que ela seja baseada em critérios, ou seja, que sirva para embasar um argumento. Se o autor usa clichês e provérbios fora do contexto, por exemplo, pode causar uma interpretação errada.

9 – Ser muito radical

O radicalismo não costuma ser encarado com bons olhos pela banca de corretores. O ideal é defender o ponto de vista de maneira respeitosa e com bons argumentos. Outra dica: evite usar expressões como “nunca”, “jamais” e “sempre”.

8 – Erros de gramática

Os deslizes de gramática deixam o estudante bem longe da tão sonhada nota 1000 na redação do Enem. Portanto, só use uma palavra se realmente tiver certeza da sua ortografia correta. Em caso de dúvidas, substitua por um sinônimo. Quando se trata de regra de português na redação do Enem, melhor não arriscar.

Estude gramática para ir bem na redação. (Foto Ilustrativa)

Estude gramática para ir bem na redação. (Foto Ilustrativa)

7 – Uso de expressões coloquiais e gírias

A redação deve ser elaborada pensando nas regras da norma culta da língua portuguesa. Portanto, as gírias e expressões da comunicação oral devem ficar de fora do texto.

Continuar Lendo  Regras ABNT 2016: Formatação de trabalhos acadêmicos

6 – Falta de concordância

A nota da redação cai consideravelmente se o texto não tiver concordância. Isso significa que o verbo precisa ser conjugado corretamente e concordar com o núcleo do sujeito.

5 – Uso da primeira pessoa do singular

Os professores de língua portuguesa não recomendam o uso da primeira pessoa do singular (eu) para escrever a redação. Se o estudante faz isso, ele corre o risco de contar experiências pessoais e esse não é o propósito do texto dissertativo-argumentativo. É preciso predominar a impessoalidade no conteúdo e escrever na primeira pessoa do plural (nós).

4 – Não pontuar as causas e consequências

A cada edição, o Enem lança um tema diferente para a redação. Para conseguir ter um bom desempenho, o candidato precisa assumir uma posição diante da situação proposta, mas se se esquecer de apresentar as causas e consequências.

3 – Propor soluções inviáveis

Cuidado para não propor soluções inviáveis. (Foto Ilustrativa)

Cuidado para não propor soluções inviáveis. (Foto Ilustrativa)

Uma boa redação do Enem é aquela que consegue apresentar soluções para um problema. Algumas pessoas até tentam fazer isso, mas acabam pecando. Jamais proponha soluções difíceis de serem concretizadas. Reconheça sempre a realidade do contexto!

2 – Não definir os argumentos

Na hora em que você estiver construindo o texto, tenha o cuidado de separar os argumentos, ou seja, os parágrafos que sustentam a defesa do seu posicionamento.

1 – Desrespeitar os direitos humanos

Desrespeitar os direitos humanos é um dos mais graves erros na redação do Enem, que pode fazer a prova ser zerada. Ao construir o texto, jamais pratique xenofobia, homofobia, racismo ou qualquer tipo de preconceito.

E aí? O que você achou da lista de erros para evitar na redação do Enem? Deixe um comentário com a sua opinião.

Continuar Lendo  Saiba como funciona um simpósio

 

Top