Enem: provas anteriores, onde encontrar

Com a criação do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passou a ser a porta de entrada da…

Por Paulo Lima em 17/01/2013

Com a criação do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passou a ser a porta de entrada da maioria dos jovens para o ensino superior. Por isso que sua última edição, realizada nos dias 3 e 4 de novembro, bateu recorde de inscritos, contanto com mais de 6,4 milhões de candidatos.

Informações sobre o Sisu 2013

Com a criação do Sisu, o Enem passou a ser a porta de entrada da maioria dos jovens para o ensino superior. (Foto: Divulgação).

Aqueles que participaram da prova podem se cadastrar no sistema de seleção do governo federal, que neste ano ofereceu 129 mil vagas em 3.752 cursos de ensino superior. A relação dos aprovados na primeira chamada do Sisu foi divulgada nesta segunda feira (14/01) pelo MEC (Ministério da Educação) e se encontra disponível no site sisu.mec.gov.br.

O prazo para a matrícula ocorre entre os dias 18 a 22 de janeiro. Os convocados devem se informar junto às instituições de ensino para as quais foram selecionados sobre os documentos necessários para a realização da matrícula. Quem não conseguiu alcançar a nota de corte nesta chamada pode ser contemplado na segunda chamada do sistema, prevista para o próximo dia 28.

Saiba como é calculada a nota do Enem.

Onde encontrar provas anteriores do Enem

O ideal é focar os seus estudos nas avaliações aplicadas a partir de 2009, ano em que o Enem foi totalmente reformulado. (Foto: Divulgação).

Tendo em vista a importância que o Enem ganhou na vida dos estudantes brasileiros, nada melhor do que começar sua preparação para o exame desse ano desde já. Saiba que você pode estudar usando as provas das edições anteriores, com foco principalmente nas avaliações aplicadas a partir de 2009, quando o Enem foi totalmente reformulado.

Foi a partir de 2009 que o exame ganhou um novo modelo, tendo 180 questões, divididas em quatro áreas de conhecimento: linguagens (gramática, interpretação de texto, literatura e língua estrangeira), matemática e suas tecnológicas, ciências da natureza (física química e biologia) e ciências humanas.

Veja também: Assuntos que mais caem no Enem.

As provas do Enem estão disponíveis no site do Inep. (Foto: Divulgação).

As provas das últimas edições do Enem estão disponíveis gratuitamente no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Basta acessar a página, clicar na opção “Portal Inep”, ir no menu “Educação Básica” e, depois, no ícone “Enem”.

Em seguida, é só clicar em “Edições Anteriores” e escolher a prova que você deseja. A página oferece as avaliações de todas as edições do exame desde 1998, quando ele começou a ser aplicado. O material é disponibilizado junto com o gabarito, assim você pode responder as questões e depois conferir o seu índice de acerto. Aproveite!

Top