SISUTEC.MEC.GOV.BR , Sisutec inscrição cursos

SISUTEC.MEC.GOV.BR , Sisutec inscrição cursos

Isabella Moretti 11/08/2016 Educação

O Ministério da Educação lançou o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino técnico. A plataforma tem a mesma mecânica do Sisu tradicional, no qual as instituições públicas e privadas oferecem vagas gratuitas para cursos.

O Sisutec quer ampliar o acesso ao Ensino Técnico. (Foto:Divulgação)

Podem se inscrever no Sisutec os candidatos que participaram do Enem 2012 e que tenham obtido nota maior do que zero na prova de redação. Cada instituição parceira do sistema de seleção pode adotar uma nota mínima para inscrição em determinados cursos.

O Sisutec 2013 está com uma oferta de 239.792 vagas, para 117 cursos de 561 instituições de ensino. A prioridade das vagas é dos estudantes que cursaram o Ensino Médio na rede pública de ensino ou como bolsista em instituições particulares.

No site Sisutec, os candidatos podem encontrar um mecanismo de busca que permite pesquisar vagas de acordo com o município, instituição ou curso. Desta forma, fica mais fácil conhecer as oportunidades oferecidas pelo sistema de seleção.

Diversos cursos técnicos gratuitos estão com vagas disponíveis através do Sisutec, incluindo Açúcar e Álcool, Análises Químicas, Cervejaria, Comunicação Visual, Eletrônica, Enfermagem, Logística, Informática para internet, Mecânica, Eletrônica, Edificações, Podologia, Processos Fotográficos, Produção de Áudio e Vídeo, Design de Joias, Artesanato, Agenciamento de viagem, Computação Gráfica, Segurança do trabalho, Saúde Bucal, Redes de Computadores, Próteses Dentárias, Radiologia, entre muitos outros.

Inscrição Sisutec 2013

As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de agosto. (Foto:Divulgação)

As inscrições para o Sisutec 2013 seguem abertas de 6 a 20 de agosto. Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site oficial, informar número de inscrição e a senha do Enem 2012. Estes dados podem ser recuperados no sítio do Exame Nacional do Ensino Médio, se houver necessidade.

No ato da inscrição, o candidato deve escolher duas opções de cursos em ordem de preferência. Ele também precisa definir se deseja participar das vagas reservadas à Lei de Cotas.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar os seus dados. Ao final desta etapa, o sistema selecionará automaticamente os classificados em cada curso técnico. Nesta edição de 2013, o Sisutec não terá lista de espera.

Acesse o site Sisutec e faça a sua inscrição.

Cronograma do Sisutec

A primeira e segunda chamada serão divulgadas ainda no mês de agosto. (Foto:Divulgação)

– De 6 a 12 de agosto: período de inscrição;

– 14 de agosto: resultado da 1ª chamada;

– 15 a 20 de agosto: matrícula da 1ª chamada;

– 22 de agosto: resultado da 2ª chamada;

– 23 à 27 de agosto: matrícula da 2ª chamada;

Outros artigos

Receita de bombom de leite ninho

06/03/2014

Receita de bombom de leite ninho

Uma delícia sem precedentes. Assim é o bombom de leite ninho que você vai aprender a fazer conosco. Essa sobremesa de dar água na boca é uma tentação para quem está ...

Crédito Imobiliário Bradesco

18/04/2010

Crédito Imobiliário Bradesco

Todos os clientes do Bradesco que pretendem adquirir um crédito imobiliário fiquem sabendo que o Bradesco oferece para todos os clientes para que possam comprar ...

Curso de Arquitetura Gratuito no RJ

26/05/2010

Curso de Arquitetura Gratuito no RJ

O Instituto Federal do Rio de Janeiro está oferecendo através da faculdade publica cursos superiores gratuitos de Arquitetura e Urbanismo. Os interessados devem ...