sexta-feira, 30 de setembro de 2022 - 30/09/2022 09:24:04
MundodasTribos

Os testes de proficiência em outros idiomas estão cada vez mais importantes dentro do mercado de trabalho.

Os exames de proficiência são cada vez mais comuns em processos seletivos realizados por empresas e algumas instituições. Eles servem para avaliar a habilidade de uma pessoa em determinado idioma e dar a ela uma certificação do seu conhecimento.

Claro que os testes em inglês são os mais procurados. Afinal de contas, dominar esta língua é fundamental para quem está em busca de uma vaga no mercado de trabalho ou deseja estudar em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Escócia, Nova Zelândia etc.

Principais testes de proficiência em Inglês

Antes de começar os estudos, você precisa saber quais são os principais exames disponíveis.

Mas, antes de se submeter a este tipo de avaliação, você precisa conhecer quais são os principais exames disponíveis e a quem cada um deles é destinado. Existem provas, por exemplo, que visam candidatos interessados em ingressarem universidades. Este é o caso do Cambridge, que avalia mais 2 milhões de candidatos todos os anos, e do Toefl, usado principalmente nas instituições de ensino dos EUA e Canadá.

O Cambridge ainda possui testes voltados para os negócios, o que é perfeito para quem pretende trabalhar numa grande empresa ou fora do país. Ao todo, são cinco modalidades de provas: KET, PET, FCE, CAE e CPE. Já o Ielts examina candidatos com interesse em estudar em universidades do Reino Unido e da Austrália.

Dicas de estudo

Seguindo essas orientações, você tem tudo para alcançar um excelente resultado.

Comece a se preparar para as provas detectando suas maiores fraquezas. Veja quais são os erros mais comuns que você comete enquanto escreve ou fala e se policie para tentar evitá-los. Resolver alguns simulados é importante para te ajudar a detectar essas falhas e fazer com que você vá se familiarizando desde cedo com o exame.

Para a avaliação oral, a dica é praticar conversação o máximo que você puder. Aproveite para treinar sua audição com músicas, filmes, arquivos de áudio e outros conteúdos do gênero. As escolas de idioma possuem material especifico para este tipo de treino. Portanto, entre em contato com os colégios de sua cidade ou região e veja o que eles têm a oferecer.

Já durante o exame escrito, destaque as palavras importantes das questões, evite misturar a linguagem formal com a informal e lembre-se de considerar o público-alvo de sua redação na hora de escrever. Também é importante organizar suas ideias antes de colocá-las no papel e não fazer rascunhos, pois o tempo para responder as perguntas geralmente é bastante limitado.

Seguindo essas orientações, você tem tudo para conseguir o resultado que deseja.

O conteúdo "Teste de proficiência em outro idioma: dicas de estudos" foi feito por Paulo Lima e distribuído por MundodasTribos na categoria Educação em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Educação a distância Centro Paula Souza

Educação a distância Centro Paula Souza

Concursos para Mato Grosso do Sul 2015

Concursos para Mato Grosso do Sul 2015

Curso de Empilhadeira Senai SP

Curso de Empilhadeira Senai SP

Greve nacional dos professores 2012: Paralisação nas escolas públicas

Greve nacional dos professores 2012: Paralisação nas escolas públicas

Inscrições abertas para Telecurso TEC

Inscrições abertas para Telecurso TEC

Bolsas de Estudo no Exterior CNPQ

Bolsas de Estudo no Exterior CNPQ