10 dicas para ter uma gravidez saudável

A gravidez é um momento importante para se cuidar, tanto fisicamente como emocionalmente. Com alguns cuidados essenciais, a chance de ter uma gestação tranquila…

A gravidez é um momento importante para se cuidar, tanto fisicamente como emocionalmente. Com alguns cuidados essenciais, a chance de ter uma gestação tranquila e um bebê saudável vai aumentar significativamente. A seguir confira 10 dicas para ter uma gravidez saudável:

1. Planejamento do pré-natal

Planejar o pré-natal é essencial para uma gravidez saudável (Foto Divulgação)

Um bom pré-natal é fundamental para o bem estar do bebê e procurar um obstetra o quanto antes ajuda a desenvolver um bom relacionamento até o nascimento da criança. Para isso, peça informações para familiares ou profissionais conhecidos.

Leia mais: Dieta Saudável para Gestante

2. Alimentação saudável

Para ter uma gravidez saudável é fundamental ter uma dieta balanceada. É comum muitas mulheres pararem de comer certos alimentos durante a gravidez, todavia é preciso substituí-los por outros com valor nutricional semelhante. Tenha uma alimentação que inclua frutas, verduras, legumes, carboidratos e proteínas.

3. Alimentos perigosos

Por representarem sérios riscos para o bebê, alguns tipos de alimentos devem ser evitados. Alguns tipos de queijo como brie, camembert, gorgonzola e os brancos são responsáveis pelo surgimento da listeriose, doença que pode provocar o aborto espontâneo ou problemas gravíssimos no bebê. Embora o risco seja pequeno, carnes cruas ou mal passadas também podem provocar doenças, como é ocaso da toxoplasmose.

4. Aposte no ácido fólico

Por auxiliar na prevenção de doenças congênitas no bebê, a ingestão de ácido fólico é essencial. O ideal é que o suplemento comece a ser tomado antes mesmo da gravidez e seguir até o fim. Alimentos como repolho, feijão, beterraba, brócolis são riquíssimos em ácido fólico.

Continuar Lendo  Massagens Relaxantes

5. Exercícios físicos regulares

Atividades físicas como ioga e caminhada são ótimas durante a gestação (Foto Divulgação)

Exercícios físicos, além de ajudar a obter resistência necessária para carregar o peso extra, serão ótimos para aliviar o stress físico do parto. Os melhores exercícios nesta fase são: caminhada, hidroginástica, natação e ioga.

6. Exercite os músculos da região da vagina

Embora pareça estranho, esse exercício deveria ser realizado por todas as mulheres desde a adolescência. Os músculos do assoalho pélvico compõem uma textura na base da pelve que sustenta a bexiga, a vagina e o reto. Durante a gravidez, eles ficam pressionados com o peso do útero e relaxados por conta das alterações  hormonais. A prática regular do exercício ajuda a fortalecê-los.

Veja também: Cuidados para uma gravidez tardia sem riscos

7. Não tome remédios sem recomendação

Caso tome algum tipo de medicamento, é preciso esclarecer na primeira consulta do pré-natal se poderá continuar tomando. Faça uma lista e analise com o médico o que poderá tomar caso precisar. Não tome remédios sem a recomendação médica.

8. Diminua a ingestão de cafeína

O excesso de café pode contribuir para que o bebê nasça abaixo do peso. (Foto Divulgação)

Por serem estimulantes, cafeína, chá e refrigerante feito com cola precisam ser evitados. De acordo com pesquisa, os excessos destes alimentos podem contribuir para que o bebê nasça abaixo do peso. A recomendação diária é de somente seis xícaras de chá.

9. Pare de beber e fumar

Fumar durante a gestação pode acarretar aborto espontâneo, parto antecipado ou o nascimento de um natimorto. Já as bebidas alcoólicas estão vinculadas a doenças da síndrome alcoólica fetal que abrange problemas de aprendizagem até doenças congênitas graves.

Continuar Lendo  Matcha para ajudar a emagrecer

Confira ainda: Dicas para perder peso de forma saudável após o parto

10. Descanse

Se você deseja ter uma gravidez saudável é preciso descansar bastante. O cansaço nada mais é que o seu corpo pedindo para reduzir as atividades diárias. Para isso, técnicas como relaxamento e ioga são ótimas opções para atenuar o stress e descansar melhor.

Top