Dieta Saudável para Gestante

Para as gestantes, saiba que há diversos cuidados que é necessário tomar durante o período de gestação, um deles é em relação a alimentação,…

Por Redacao em 27/07/2011

Para as gestantes, saiba que há diversos cuidados que é necessário tomar durante o período de gestação, um deles é em relação a alimentação, pois é preciso que mude seus hábitos alimentares caso ele não seja saudável. Então, para as futuras mamães que se preocupam com a sua saúde e do seu bebê, confiram logo abaixo algumas que selecionamos para que você possa ter uma dieta saudável durante o período de gestação.

A primeira coisa que vamos destacar é que uma dieta com elevado consumo de sal durante a gestação poderá gerar indivíduos que, na idade adulta, terão hipertensão arterial. Há outro lado, que quando o consumo de sal durante a gravidez for baixo, isso poderá ocasionar no futuro um individuo que passe a desenvolver a resistência à insulina.
O importante é que procure fazer diariamente de 4 a 6 refeições , isto para que não fique muito tempo sem se alimentar. O indicado ainda é que bebe boa quantidade de água em média dois litros diariamente, dando preferência sempre nos intervalos das refeições. Não deixe de incluir em sua alimentação diária, alimentos como:

VERDURAS: como folhas verdes onde encontramos agrião, alface, brócolis, couve, entre outras. O ideal é comer sempre um prato de sobremesa no almoço e no jantar.
LEGUMES: abóbora, cenoura, chuchu, repolho, beterraba, quiabo, jiló, entre diversos outros. Esses alimentos devem ser ingeridos em média duas vezes ao dia no almoço e no jantar, 4 colheres de sopa.
FRUTAS: Recomendamos que come em média 3 porções por dia distribuídas nas refeições 1 unidade ou fatia por vez. Para que possa entender melhor iremos citar um exemplo, uma maçã ou uma banana inteira ou 1 fatia de melancia ou abacaxi. Ingira pelo menos uma fruta rica em vitamina C, como é o caso da laranja, limão, tangerina, goiaba, manga, caju, acerola.

FEIJÃO: ou ervilha, ou lentilha, ou soja, ou grão de bico. Uma concha durante o almoço e o jantar.

CARNES: As carnes mais indicadas são de aves, peixes, carne bovina. No caso da carne vermelha ela deverá ser ingerida apenas uma ou no máximo duas vezes por semana.

CEREAIS: arroz, milho, macarrão, farinhas, raízes e tubérculos. Eles devem ser divididos com o decorrer dos dias, o ideal é que coma duas vezes ao dia.
PÃO: Biscoito, cuscuz, beiju, aveia ou fubá podem ser consumidos duas vezes ao dia.
LEITE: Queijo, ou coalhada ou iogurte podem ser ingeridos sem medo diariamente, eles não podem faltar no café da manhã.
É recomendado que as gestante evitar alimentos que prejudiquem a alimentação saudável, como é o caso dos salgadinhos, frituras, alimentos gordurosos, refrigerantes entre outras bebidas gaseificadas, balas, doces, bebidas alcoólicas. Outras coisas que precisam ser evitadas é o excesso de açúcar, óleo e sal.
Algo comum na gestação é a anemia, então, para evitar esse mal por conta do ferro, confira o que fazer:
O primeiro passo é ingerir alimentos ricos em ferro:
– carnes e vísceras (fígado, miúdos, rim, coração)
– vegetais verde-escuros como por exemplo cheiro-verde, coentro, salsa, hortelã, acelga, agrião, brócolis, couve, beldroega, orapronóbis, entre algumas outras.
– semente de abóbora.
– feijão, ervilha, lentilha, grão de bico ou soja.
Procure não beber chás com muita freqüência, principalmente o chá verde, ele não deve ser consumido nem antes nem após as refeições.

Top