10 benefícios da cirurgia bariátrica

Para as pessoas obesas que já tentaram reduzir o peso e não obtiveram resultados satisfatórios, a cirurgia bariátrica pode ser uma alternativa interessante, procedimento…

Para as pessoas obesas que já tentaram reduzir o peso e não obtiveram resultados satisfatórios, a cirurgia bariátrica pode ser uma alternativa interessante, procedimento que pode não só diminuir as medidas, mas também proporcionar uma série de outros benefícios.

A cirurgia de redução do estômago pode trazer várias melhorias para a vida do paciente que sofre com o excesso de peso (Foto: Divulgação)

A cirurgia para a redução do estômago consiste em um conjunto de técnicas cirúrgicas que têm o objetivo de reduzir o peso em pessoas que sofrem de casos mais graves de obesidade, nos quais há sérios riscos à saúde do paciente, apresentando-se como uma opção não ligada às questões estéticas e sim para melhorar a qualidade de vida.

Atualmente, há três tipos de cirurgia bariátrica: Cirurgias de técnicas restritivas, que auxiliam no controle do volume do alimento sólido ingerido; Cirurgias de técnicas diabsortivas, que permitem ao paciente continuar se alimentando normalmente, já que consistem em desviar o alimento para o intestino grosso; e Cirurgias de técnicas mistas, que mesclam os dois procedimentos.

Lista de benefícios

As pessoas que passam pelo procedimento têm uma melhora considerável na qualidade de vida (Foto: Divulgação)

São vários os benefícios da cirurgia bariátrica, a começar pela melhora considerável na qualidade de vida, devido à grande perda de peso ocorrida quando o procedimento é bem sucedido. Outros benefícios são:

1- Auxilia na melhora e no controle de 30 doenças relacionadas à obesidade.

2- Reduz os riscos de desenvolvimento de doença arterial coronariana.

3- Diminui a ocorrência de apneia do sono.

4- Ajuda no combate ao diabetes.

5- Diminui os riscos de mortalidade cardiovascular.

Leia Também:  Binge: transtorno alimentar que afeta homens e mulheres

6- Alivia as dores articulares.

7- Dá maior mobilidade aos pacientes que eram obesos.

8- Reduz os problemas causados pela incontinência urinária, nas mulheres.

9- Permite ao paciente mudar seus hábitos, melhorando a alimentação e fazendo exercícios físicos.

10- Aumenta a longevidade, já que traz melhorias à saúde geral do paciente, inclusive na parte psicológica, melhorando a sensação de bem-estar.

Quem pode fazer

Com a perda de peso, diminuem os riscos de aparecimento de várias doenças (Foto: Divulgação)

Apesar de todos os benefícios e melhoria de vida proporcionados pela cirurgia bariátrica, nem todas as pessoas com excesso de peso estão aptas a passar pelos procedimentos.

Os pré-requisitos mais básicos incluem IMC (Índice de Massa Corpórea) igual ou superior a 35, quando associado a doenças como hipertensão e diabetes, ou igual ou superior a 40, se não houver doenças associadas.

Além disso, o paciente deve ter passado por outros tratamentos para a obesidade sem ter obtido sucesso, estar estabilizado naquele peso há dois anos e não ter contraindicações clínicas para ser operado, entre outros aspectos. Tudo isso deve ser avaliado por um médico especialista no assunto.

Top