Cirurgia bariátrica: Riscos, Perigos

Atualmente, muitas pessoas estão se submetendo a realização da cirurgia bariátrica. Para quem desconhece, esse é o nome dado à cirurgia que reduz o…

A cirrugia bariatrica é um dos procedimentos cirurgicos que mais crescem no País.

Atualmente, muitas pessoas estão se submetendo a realização da cirurgia bariátrica. Para quem desconhece, esse é o nome dado à cirurgia que reduz o tamanho do estômago, no intuito de acelerar o emagrecimento de indivíduos com obesidade mórbida. Confira algumas informações sobre riscos e os perigos enfrentados pelas pessoas que realizam esse procedimento.

Leia também: Cirurgia bariátrica – preço da cirurgia da redução do estômago.

A cirurgia é realizada no SUS

A cirurgia bariátrica é um dos procedimentos cirúrgicos que mais cresceu nos últimos tempos, alcançando índices em torno de 275%. No SUS, a fila de espera para a realização da cirurgia é muito longa. Isso se deve, principalmente, ao grande aumento de indivíduos com obesidade mórbida em nosso País.

Justificativa para o grande número de pessoas obesas

A atual vida moderna é o principal motivo que leva as pessoas engordarem cada vez mais. Sabemos que a “onda do fast food”, faz com que os indivíduos se alimentem de comidas não saudáveis, por serem práticas. Além disso, elas deixam de realizar exercícios físicos, devido a correria do dia-a-dia. Tudo isso, contribui ao aumento de peso, um grande inimigo da população mundial.

Conhecendo alguns riscos e perigos

A cirurgia bariatrica traz grandes riscos e perigos às pessoas que a realizam.

1. Alterações gastrointestinais

O principal e mais comum dos riscos relacionados à cirurgia bariátrica, está relacionado com o tamanho do desvio intestinal realizado durante o ato cirúrgico. Assim, quanto maior a alteração decorrente desse desvio, maior será a alteração da digestão da pessoa submetida à cirurgia. Como resultado, o indivíduo necessita de um monitoramento maior, assim como uso permanente de alimentos especiais, suplementos e medicamentos. Como consequências, o paciente pode apresentar:

  • Vômitos;
  • Dor de estômago;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Sudorese; fraqueza.
Leia Também:  Melhores Celulares com TV Digital 2010-2011

 2. Deficiências nutricionais

A cirurgia bariátrica pode trazer, como consequência, deficiências nutricionais, pois o alimento não passa mais pelo duodeno e jejuno. Nesses locais é onde ocorre a maior absorção de ferro e cálcio. Assim, 30 % das pessoas que realizam a cirurgia desenvolvem:

  • Anemia;
  • Osteoporose;
  • Doenças metabólicas.

 3. Outras complicações

Cerca de 15% das pessoas que se submeteram a cirurgia bariátrica necessitam de outras operações para corrigir as seguintes consequências:

  • Aparecimento de hérnia abdominal;
  • Aparecimento de pedras na vesícula.

Em algumas situações a cirurgia é oferecida pelo SUS

A obesidade é um problema que não para de crescer. Isso é o que justifica a enorme busca pela realização de cirurgia bariátrica. Além do mais, a vida moderna é um grande fator que influencia no aumento do peso ponderal da população. Assim, o grande conselho é investir na saúde e começar, hoje mesmo, a reeducar a alimentação, iniciando a prática de atividades físicas. Essas atitudes irão impedir que graves consequências maléficas afetem sua saúde.

Saiba mais sobre os benefícios da abordagem cirúrgica e confira fotos de antes e depois da intervenção.

Top