Menu

Beleza

Atualizado em 13 de agosto de 2012, às 6:47
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Unhas amareladas: o que fazer

Algumas manchas podem ser consequência do uso contínuo de esmaltes. Mas podem ainda indicar fungos, contaminações ou outras patologias que solicitam tratamento médico.

Toda mulher gosta de pintar unhas, mas quando a  coloração natural sofre alterações é preciso examinar a causa, pois, encobrir o problema por baixo do esmalte não resolve. Algumas manchas podem ser consequência do uso contínuo de esmaltes, sobretudo de tonalidades escuras. Mas podem ainda indicar fungos, contaminações ou outras patologias que solicitam tratamento médico.

Manchas amarelas

500294 unhas amareladas Unhas amareladas: o que fazerAlgumas manchas podem ser consequência do uso contínuo de esmaltes. (Foto Divulgação)

Manchas amarelas seguidas de descamação, tipo farinha, são características de fungos. Se o tratamento for realizado logo no começo, a unha pode ser restaurada. “Quando o fungo está muito adiantado, provoca a queda da unha. Nesse caso nasce uma saudável, mas é preciso prevenir para que o fungo não volte a atacar”, explica  o dermatologista Gilberto Shiaveni.

Confira: Unhas amareladas – como resolver, tratamento

O especialista destaca que é necessário fazer a esterilização dos equipamentos de cortar unha, tais como alicates e tesouras, sempre que for utilizá-los, para evitar o contágio de bactérias. O profissional aconselha a não cortar as cutículas, mas somente empurrá-las, para dar um melhor efeito estético, sem prejudicar a saúde.  “A cutícula serve para proteger a região contra fungos e bactérias e quando é cortada deixa a região mais suscetível a enfermidades”, explica.

Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, é proibido, por lei, retirar as cutículas. No Brasil o costume é comum, mas já existem cremes especiais para diminuir o crescimento da pele ao redor das unhas, incitando a mudança no costume.

500294 05984 2 1335549029 Unhas amareladas: o que fazerÓtima medida para manter as unhas saudáveis, é levar seu próprio material para o salão de beleza. (Foto Divulgação)

Os problemas com as unhas geralmente são mais comuns nos pés, sobretudo no inverno, quando o uso de sapato é constante. Manchas amarelas nas unhas dos pés, geralmente são micoses ou mesmo infecções causadas por unhas encravadas ou outras patologias, que devem ser tratadas por podólogos ou médicos. Para precaver, o indicado são os sapatos confortáveis, que permitem movimentar o pé dentro.

Veja mais: Unhas manchadas indicam doenças

Quando as unhas estão saudáveis, porém com a aparência amarelada pelo uso abusivo de esmaltes, recomenda-se colocá-las de molho em água quente combinada com água oxigenada volume 10. Para evitar ou atenuar a mancha amarela, use sempre uma base antes de pintá-las.

Dicas para ter unhas saudáveis

500294 unhas amareladas Unhas amareladas: o que fazerUsar luvas para lavar louça também é uma estratégia para evitar alergias e outros tipos de doenças. (Foto Divulgação)

Ótima medida para manter as unhas saudáveis, é levar seu próprio material para o salão de beleza, pois, a bactéria pode passar de unha pra outra através da lixa e de qualquer outro material não esterilizado.

Usar luvas para lavar louça também é uma estratégia para evitar alergias, já que os detergentes costumam conter substâncias nocivas para a cutícula de pessoas predispostas a dermatites de contato.

Leia também: Com deixar as suas unhas sempre bonitas, 10 dicas

Evite também o uso contínuo do esmalte. Especialistas aconselham deixar as unhas “respirarem”  de vez em quando. Dica: Retire o esmalte um dia antes de pintar as unhas novamente.