Unhas amareladas – como resolver, tratamento

Conheça mais sobre algumas causas das unhas ficarem amareladas e saiba como preveni-las dos fungos (Onicomicose) com receitas caseiras. Confira!

Por Redacao em 19/01/2012

Muitos quando estão com as unhas com cores ou espessura diferentes, acreditam que seja por conta do pigmento dos esmaltes escuros ou por alguma batida e acabam não dando muita importância a isso. Mas é preciso ficar atento às mudanças que elas sofrem como manchas brancas, amareladas e pretas porque pode ser muito mais sério do que se imagina.

Além de deixar as unhas bonitas, é preciso tomar alguns cuidados quanto à saúde das mesmas. A alteração no pigmento da unha pode indicar algumas doenças, que necessitam de tratamento. Veja qual a razão das unhas ficarem amareladas e aprenda alguns tratamentos que podem ser feitos em casa.

Fique atento às alterações nas unhas (Foto: Divulgação)

Por que as unhas ficam amareladas?

Existem vários motivos que podem ser a causa das unhas amareladas como produtos químicos, substâncias presentes no cigarro e até diabetes, mas uma das causas mais comuns são os fungos (Onicomicose). Pode-se entender por Onicomicose a infecção que qualquer tipo de fungo causa nas unhas, no entanto, o grupo que mais costuma atacar são os dermatófitos, que se alimentam da matéria-prima das unhas, a queratina.

As unhas de início ficam amareladas, opacas, frágeis e quebradiças. Esses fungos são pegos geralmente nas unhas dos pés pelo contato direto com o solo, pelo uso, durante muito tempo, de sapatos fechados e também pelo uso de alicates e tesouras já contaminados. Quando a doença avança, ela se manifesta de várias maneiras, mudando a cor das unhas que podem chegar a tons de marrom, com aparência totalmente danificada e deformada. Nesse caso, o ideal é procurar um podólogo, o quanto antes, para conter a evolução do fungo. Contudo, tratá-las com cremes e algumas soluções podem ajudar e muito na prevenção, veja como fazer.

Fungos podem atacar e fragilizar as unhas (Foto: Divulgação)

Prevenção:

Algumas receitas caseiras rápidas e fáceis de fazer:

Você vai precisar de 1 esmalte branco, 1 dente de alho, 5 gotas de iodo branco e 5 gotas de limão.

Como fazer: pique o alho em pedaços pequenos e misture-o junto aos outros ingredientes no frasco de esmalte, deixando repousar por duas semanas. Quando estiver pronto, passe nas unhas uma vez por dia, durante 15 dias.

Outra receita:

O alho é aliado na prevenção de fungos (Foto: Divulgação)

Ferva 5 dentes de alho. Coloque o alho e a água, após a fervura, em uma bacia e assim que estiver morna coloque os pés e fique durante 15 minutos. Repita o procedimento durante 4 semanas.

É importante, quando estiver com as unhas limpas e sem esmalte, passar algum creme e massageá-las. Mas, vale lembrar que se as unhas começarem a ficar amareladas e não apresentarem melhoras com as receitas caseiras,  é importante consultar um médico para um tratamento mais específico, com medicamentos.

Top