Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saúde > Tratamento Gratuito para Pessoas com Obesidade

Tratamento Gratuito para Pessoas com Obesidade

Por Redacao

Algumas Universidades oferecem tratamento gratuito para pessoas com obesidade, a qual se caracteriza pelo acúmulo de gordura corporal excessiva, que resulta em problemas de saúde.

A obesidade é um sério problema de saúde e pode levar à morte (Foto: Divulgação)

Obesidade um problema para a saúde

A estabilidade do peso corporal é resultado de um equilíbrio entre calorias ingeridas com calorias eliminadas. Quando ocorre um desequilíbrio e as calorias ingeridas superam as eliminadas, as calorias em excesso se acumulam no tecido adiposo, caso essa situação persista o indivíduo desenvolve a obesidade causando sérios problemas a saúde podendo levar o indivíduo até a morte. Por esse motivo muitas universidades oferecem tratamento gratuito para pessoas com obesidade.

A obesidade pode ocorrer por vários fatores (Foto: Divulgação)

Porque ocorre a obesidade

A obesidade ocorre por conta de fatores genéticos, ambientais e comportamentais, logo, filhos de pais obesos tem grande risco de obesidade. Algumas pessoas desenvolvem a obesidade ainda na infância e a mantem em idades posteriores. Acredita-se que a obesidade infantil já atinge cerca de 10% das crianças brasileiras.

Esse excesso de gordura corporal é fator de risco para diversas doenças ou distúrbios, como: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, osteoartrite, hipercolesterolêmica, entre outras, o que diminui a expectativa de vida. Muitos jovens acabando ´perdendo a vida por conta da obesidade o tratamento é a melhor opção.

Para diagnosticar a obesidade é preciso procurar um médico (Foto: Divulgação)

Como diagnosticar a obesidade

Para fazer o diagnóstico, inicialmente calcula-se IMC – Índice de Massa Corporal, para obter esse resultado é preciso dividir o peso corporal pela altura elevada ao quadrado. Se o valor for superior a 30 o indivíduo já está no primeiro nível de obesidade, entre 25 e 29,90 já é aconselhável alguns cuidados, pois é considerado pré obesidade.  É importante lembrar que o diagnóstico inclui um histórico e um exame clínico detalhado. Para tratar da obesidade é necessário uma reeducação alimentar, aumento de atividades físicas e eventualmente o uso de medicamentos prescritos por especialistas. Mas se a pessoa não consegue emagrecer, então é preciso optar por um tratamento mais abrasivo, como a cirurgia bariátrica.

Existem clínicas que oferecem tratamento para obesidade de graça (Foto: Divulgação)

Tratamento Gratuito

Umas das Universidades que oferecem o tratamento gratuito é a Unifesp, os interessados se inscrevem no programa e se for selecionado passará por uma avaliação para saber o grau de obesidade. Para se candidatar os interessados deverão atender aos requisitos como: ter idade entre 30 e 50 anos e Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 39,9 kg/m2. Os interessados precisam apresentar atestado médico e eletrocardiograma de esforço.

O SUS também oferece tratamento para obesidade de graça (Foto: Divulgação)

Tratamento pelo SUS

A dica é procurar uma Universidade mais próxima, ou tratar o problema no SUS – Sistema Único de Saúde, que oferece profissionais qualificados para o tratamento. O tratamento inclui atendimento por especialistas de diversas áreas, como nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e enfermagem. O objetivo é modificar o pensamento e comportamento dos pacientes. O tratamento dura em média três meses, todos aprenderão: a escolher melhor os alimentos, técnicas de exercícios físicos e será identificado se o aumento de peso está relacionado a algum problema de origem psicológica. Para participar o único requisito é estar acima do peso, as inscrições, em geral, iniciam-se no começo do ano, fique atento e procure uma Universidade próxima a você.

 

Recomendado para você
Saúde

Doenças que dão direito à aposentadoria

Saúde

10 benefícios do óleo de olíbano para saúde

Saúde

Bexiga baixa entenda o problema e como prevenir

Saúde

Sensação de estômago pesado o que fazer

Comentários
  1. EDNA disse:

    QUERO SABER DE COMO FAÇO PRA EMAGRECER GRATUITO

  2. Claudinéa disse:

    Gostaria de um tratamento gratutito para minha filha,ela tem 16 anos e é obesa pesa mais ou menos 80 k com 1m55cm. obrigada

  3. Como posso consegui um tratamento de obesidade gratuito para o meu filho?Ele tem 27 anos e pesa 250 quilos e tem 1 metro 79 de altura.Obrigada.

  4. Gostaria de saber como faço pra conseguir um tratamento de obesidade gratuito para meu filho.Ele tem 27 anos,1 metro e 79 e 250 quilos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *