Como Fazer uma Dieta Corretamente

Como fazer uma dieta corretamente? Muitas pessoas querem perder aqueles quilinhos extras, mas não sabem como proceder para alcançar esse objetivo. Sem um bom programa…

Como fazer uma dieta corretamente? Muitas pessoas querem perder aqueles quilinhos extras, mas não sabem como proceder para alcançar esse objetivo. Sem um bom programa de emagrecimento, elas acabam cometendo erros na alimentação e comprometem a perda de peso.

Como Fazer uma Dieta Corretamente. (Foto: Divulgação)

Orientações de um  nutricionista são fundamentais

Para se obter bons resultados e fazer uma dieta corretamente, durante o tratamento é necessário seguir orientações de um nutricionista. Por isso, selecionamos algumas dicas de nutricionistas sobre os inimigos da dieta. Segundo o profissional da Abeso, não existe alimento “não-saudável”, desde que ele esteja adequado à situação. “Não é errado comer um sanduíche em uma festa. O erro está em substituir o café da manhã por esse tipo de alimentação”, diz.

É importante lembrar que toda dieta tem suas restrições (Foto: Divulgação)

Como fazer uma dieta corretamente?

Para emagrecer é importante que a dieta seja gostosa, mas claro que vai haver restrições. Os alimentos gordurosos e com muitas calorias devem ficar de fora do cardápio, ou melhor dizendo, eles devem ser substituídos por itens naturais e saudáveis.

Deve-se ficar atento com as dietas muito restritivas por ser perigosas. Quando a pessoa come pouco ela diminui o metabolismo e o corpo começa a guardar gordura. Por isso, quando a pessoa desiste da dieta, às vezes, acaba engordando mais ainda.

Não sabe como fazer uma dieta corretamente? Então confira a seguir orientações importantes sobre cada tipo de dieta.

Algumas frutas são bem calóricas, então tome cuidado. (Foto: Divulgação)

Dieta à base de frutas

Em relação às frutas, deve-se manter atento a quantidade que se come, pois algumas frutas têm mais calorias que outras. Segundo nutricionistas, não adianta uma dieta cheia de alimentos saudáveis em doses altas, pois dependendo das frutas elas podem fazer engordar.

A dieta dos líquidos é restritiva e perigosa. (Foto: Divulgação)

Dieta à base de líquidos

Essa dieta pode ser perigosa, por esconder diversas armadilhas. A primeira está relacionada com a densidade energética do líquido. Sucos com alta densidade de açúcar estimulam o organismo a produzir insulina que aumenta o acúmulo de gordura.

Por não precisarem da mastigação, os líquidos não dão a sensação de saciedade, deixando a pessoa com fome o tempo todo. Quem aposta nessa dieta restritiva também acaba se sentindo cansado com mais facilidade e não tem disposição para as atividades da rotina.

Ao ingerir um líquido diet, muitos pensam que ele pode ser tomado à vontade. Só que não é assim que funciona, o açúcar é substituído por outra substância para adoçar e, em alguns casos, dependendo da substância, pode ser provocado o aumento de pressão sanguínea, diz a nutricionista.

A dieta baseada em um só alimento, é desestimulante e acaba fazendo a pessoa desistir e voltar a comer compulsivamente, resultando no efeito sanfona.

Os alimentos integrais contribuem com a saciedade. (Foto: Divulgação)

Alimentos integrais

Os alimentos integrais têm mais minerais, são mais saudáveis. Mas têm a mesma quantidade de calorias ou mais que um alimento normal. Segundo nutricionistas as fibras, presentes nos alimentos integrais, dão mais saciedade. Por isso, teoricamente, a pessoa vai comer menos. O que ajuda a perder peso.

Não exagere na quantidade de alimentos diet e light. (Foto: Divulgação)

Alimentos diet e light

Pelo fato do alimento ser diet ou light, as pessoas acabam exagerando na quantidade que consomem. Não ajudando dessa forma a emagrecer.

O chocolate diet é o mais enganoso por ser feito exclusivamente para diabéticos, não sendo um produto feito para perder peso, o açúcar é retirado do chocolate, mas a perda de volume do produto é compensada com gordura.

 

Muita gente corta o carboidrato e abusa das proteínas. (Foto: Divulgação)

Corte de carboidratos

Quando o carboidrato é tirado da dieta, o organismo começa a usar a proteína em seu lugar, fazendo a pessoa perder massa magra e água. O que deixa a pessoa fica mais leve, mas não a faz perder peso.

Segundo nutricionistas, o carboidrato está ligado com a sensação de saciedade. Por isso a falta dele deixa a pessoa mais irritada, contribuindo para que desista da dieta.

Com a ajuda de um nutricionista é mais fácil levar a dieta adiante. A maioria das pessoas não acredita que comer várias vezes ao dia emagrece, pois essa é a uma das maiores crenças com relação a dietas.

Agora que você já sabe como fazer uma dieta corretamente, invista na sua reeducação alimentar. O segredo é manter uma alimentação equilibrada e saudável.

 


Top