Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Sonambulismo: mitos e verdades

Sonambulismo: mitos e verdades

O sonambulismo, também chamado de parassonia, é um dos distúrbios mais comuns do sono. Não é raro o paciente se sentar na cama e até mesmo sair de casa, sem que tenha consciência de seus atos. Esse tema é constantemente explorado em filmes e desenhos animados, o que resultou no surgimento e propagação de várias inverdades sobre o assunto. Esclareça algumas dúvidas e conheça mitos e verdades sobre o sonambulismo.

Entenda melhor o que é o sonambulismo e como tratar.

Acordar um sonâmbulo não coloca sua vida em risco. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre sonambulismo

Mais comum na infância, esse problema tende a desaparecer com o avançar da idade. Confira algumas curiosidades sobre o sonambulismo e desmistifique o assunto:

  • O sonambulismo não tem cura

Verdade. Entretanto, possui tratamento. Na maioria dos casos esse distúrbio desaparece na adolescência, mas nos casos em que o problema persiste, é possível realizar um tratamento com uso de medicação antidepressiva ou calmante.

  • Se um sonâmbulo for acordado, pode morrer

Mito. Sem dúvida esse é um dos mitos mais propagados sobre o assunto. Na verdade, se um sonambulo for acordado ele provavelmente ficará bastante confuso, mas fora isso não há nenhum risco de infarto ou qualquer outro problema que coloque sua vida em risco. Todavia, o mais recomendado é levar o paciente de volta ao leito sem tentar despertá-lo, pois os estímulos externos são capazes de prolongar ainda mais a crise.

O sonambulismo é um dos distúrbios do sono mais comuns. (Foto: divulgação)

Saiba por que não é recomendado acordar um sonâmbulo.

  • Sonâmbulos não são capazes de contar segredos

Verdade. O paciente sonâmbulo não está nem dormindo e nem acordado, e tudo que ele faz ou diz não tem nenhum sentido. Na maioria das vezes as frases não desprovidas de nexo e costumam ser seguidas por balbucios e gemidos.

  • Quem é sonâmbulo sofre crises em todas as noites

Mito. Normalmente esse problema não ocorre diariamente e as crises são mais comuns quando os paciente está sob algum tipo de estresse.

  • Durante a crise, o sonâmbulo é capaz de obedecer ordens

Verdade. Não é incomum os sonâmbulos se arriscarem saindo de casa, debruçando em janelas ou descendo as escadas. Quando isso ocorrer, a pessoa deve conter o paciente e gentilmente guiá-lo de volta ao leito. Os sonâmbulos tendem a obedecer todos os comandos com tranquilidade e, no dia seguinte, serão incapazes de lembrar de alguma coisa.

  • Quem é sonâmbulo tem problema para pegar no sono

Mito. O sonambulismo é um distúrbio que não está ligado à insônia e os pacientes desenvolvem ou um problema, ou outro. Em alguns casos pode ocorrer de pessoas sonâmbulas desenvolverem um estado de cansaço físico durante o dia.

Saiba quais são os distúrbios do sono mais comuns em crianças.

O sonambulismo é tema frequente de filmes e desenhos animados. (Foto: divulgação)

O sonambulismo é um distúrbio do sono bastante comum, cercado por mitos e verdades que levam muitas pessoas a tomar de decisões equivocadas. Conhecer mais a respeito desse assunto é muito importante para quem é sofre desse problema.

Recomendado para você
Bem Estar

Tratamento caseiro para boqueira

Bem Estar

Simba Safari SP Localização, Horários, Preços

Bem Estar

Saiba quais são os tipos de autismo

Bem Estar

Tapetes para Sala

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *