Os benefícios das flores para a beleza

As flores, além de serem lindas para serem usadas na decoração, são cheirosas, relaxantes e alegres. Além disso, elas possuem propriedades cosméticas que podem…

Por Editorial MDT em 20/11/2011

As flores, além de serem lindas para serem usadas na decoração, são cheirosas, relaxantes e alegres. Além disso, elas possuem propriedades cosméticas que podem deixar a sua pele ainda mais bonita. As flores possuem a maior parte dos princípios ativos das plantas, porque nelas estão localizadas as porções germinativas e os elementos utilizados na sua reprodução. Por isso, na fabricação de um cosmético à base de flores, as partes mais usadas são as pétalas ou as porções germinativas como o pólen ou as anteras.

Para retirar o que as flores têm de bom para a nossa pele, há dois processos: o de aquecimento, que captura os óleos essenciais e o de deixar as suas pétalas de molho por mais de um mês, para que o seu extrato seja retirado. Os óleos essenciais são os mais eficientes, porém, muito mais difíceis de serem extraídos. Por exemplo, para conseguir um litro de óleo essencial de rosas, é necessário aquecer 300 quilos da flor. Por isso, os cosméticos feitos com esses óleos geralmente são caros. Entretanto, os benefícios das flores para a beleza são vários. Então, conheça-os.

flores famosas pelos seus efeitos calmantes como a camomila e a calêndula, que podem ser usadas para acalmar as peles inflamadas, mais sensíveis. Além dessas flores, estão sendo muito utilizados os hibiscos, a flor de laranjeira e o óleo essencial de rosas que, além de tranquilizar a pele, deixa-a com um perfume inconfundível.

As pétalas de orquídeas são bastante concorridas, pois elas possuem propriedades que retêm a água, sendo muito usada para a confecção de hidratantes. Uma variedade de orquídea muito usada na fabricação de cosméticos é a baunilha, cujo óleo essencial serve como descongestionante e calmante, deixando a pele saudável e sem acnes.

A maioria das flores é rica em polifenóis, responsáveis pelo combate aos radicais livres, os inimigos número um do envelhecimento da pele. Além disso, essa substância possui propriedades anti-inflamatórias. Se os óleos essenciais das pétalas das flores forem combinados com elementos como as frutas e o mel, ocorre uma mistura perfeita para que a sua pele fique viçosa, hidratada e jovem por muito mais tempo.

Há muitos benefícios das flores para a beleza, basta saber usar a flor certa para o seu tipo de pele. No entanto, leia com atenção o rótulo do cosmético para verificar se ele é realmente feito à base de flores naturais ou apenas com o material sintético, que contém apenas o cheiro delas. No último caso, o produto conterá somente o cheiro das flores, e não as suas propriedades cosméticas, portanto, não farão o mesmo efeito. Por isso, compre os produtos certos para que a sua pele fique cada vez mais bonita e jovem, com a ajuda das flores.

Top