Menu

Educação

Atualizado em 18 de outubro de 2012, às 15:15 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Ranking de Melhores escolas de SP no Enem

O desempenho obtido pelas escolas de São Paulo no Enem pode servir de referência para escolher a instituição em que os filhos irão estudar. As escolas privadas estão no topo da lista.

Na hora de escolher a melhor escola de ensino médio para matricular os filhos, muitos pais ficam em dúvida sobre qual a instituição mais indicada e a mais qualificada, já que o número de escolas cresce a cada ano, disponibilizando uma grande oferta de vagas no mercado.

529124 ranking de melhores escolas de sp no enem Ranking de Melhores escolas de SP no EnemO ranking das escolas no Enem pode ser uma boa referência na hora de escolher a escola onde os filhos irão estudar (Foto: Divulgação)

Além da indicação e da sugestão de familiares e amigos, alguns outros fatores também podem pesar na escolha, como a proximidade da escola com a sua residência, facilitando o transporte do aluno; o valor da mensalidade, no caso das instituições privadas; e a infraestrutura disponibilizada pela escola.

Outra boa referência para os pais e estudantes, que estão em busca de boas escolas, é consultar o ranking de desempenho das escolas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), divulgado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), mostrando as notas médias obtidas pelos alunos de cada instituição nas edições anteriores do exame.

É importante lembrar que o ranking do Enem não deve ser a única referência na escolha da escola na qual os filhos irão estudar, pois, em alguns casos, a taxa de participação dos alunos da instituição no exame é baixa, fazendo com que as notas médias fiquem mais altas.

Saiba quais são as Melhores escolas do Brasil – ranking

Melhores escolas de SP no Enem

529124 ranking de melhores escolas de sp no enem 1 Ranking de Melhores escolas de SP no EnemO Colégio Objetivo da capital paulista é a escola mais bem colocada no ranking do Enem em São Paulo (Foto: Divulgação)

Para quem mora no estado de São Paulo, o ranking do Enem abrange 4.608 escolas, das quais 3.241 fazem parte da rede pública de ensino, enquanto 1.367 são instituições particulares. Os últimos dados do MEC, sobre o ranking das melhores escolas de SP no Enem, mostram uma nota média de 561 pontos, ficando acima da média nacional, que é de 537 pontos.

As escolas mais bem colocadas são:

1º – Objetivo Integrado (São Paulo) – 753,92 pontos

2º – Vértice (São Paulo) – 743,75 pontos

3º – Colégio Santa Cruz (São Paulo) – 714,14 pontos

4º – Colégio Eng. Juarez de Siqueira Britto Wanderley (São José dos Campos) – 714,01 pontos

5º – Colégio Cristão de Jundiaí (Jundiaí) – 712,96 pontos

6º – Imaculada Instituto Educacional (Campinas) – 711,88 pontos

7º – Mobile Colégio (São Paulo) – 711,46 pontos

8º – Escola Técnica de São Paulo (São Paulo) – 706,66 pontos

9º – Colégio Bandeirantes EFM (São Paulo) – 704,60 pontos

10º – Colégio Mater Amabilis (Guarulhos) – 703,62 pontos

No Top 10, a única escola pública é a ETESP, 8ª colocada.

Sobre o Enem

529124 ranking de melhores escolas de sp no enem 2 Ranking de Melhores escolas de SP no EnemDesde 2009, os estudantes têm se preparado bastante para o Enem, que passou a valer como vestibular para as universidades federais (Foto: Divulgação)

Criado em 1998, o Enem tinha inicialmente o objetivo único de avaliar o aprendizado dos alunos de ensino médio em todo o Brasil, continuando assim até o ano de 2008. De 2009 em diante, o exame passou a funcionar como uma espécie de vestibular para as universidades federais.

Confira as Novas Regras para o Enem 2012

A edição 2012 do Enem, que contará com mais de 6 milhões de inscritos, será realizada nos dias 3 e 4 de novembro.