Critérios que invalidam a redação Enem 2012

PUBLICIDADE

Faltam poucos dias para o Enem 2012 e os candidatos estão na reta final dos estudos. Alguns estudantes vão aproveitar a última semana que antecede o exame para fazer revisões das principais disciplinas do Ensino Médio, já outros treinarão a escrita para conquistar uma boa nota na prova de redação.

Saiba mais: Enem 2012, Inscrições, Datas, Provas

A redação é muito importante para a nota final do Enem. (Foto:Divulgação)

Muitos estudantes acabam tendo o desempenho no Enem prejudicado por causa da produção de texto. Na maioria das vezes eles não conseguem se expressar bem através da escrita, cometem muitos erros gramaticais e também acabam fugindo do tema proposto. Entretanto, algumas orientações podem ser úteis na hora de produzir uma redação no Enem.

PUBLICIDADE

O que invalida a redação do Enem 2012?

Primeiramente, o candidato precisa estar consciente dos critérios que invalidam a redação do Enem 2012. O MEC exige que o aluno cumpra com uma série de competências, caso contrário, ele pode acabar zerando na sua produção de texto.

Se cometer deslizes, o estudante pode zerar na prova de redação. (Foto:Divulgação)

Veja a seguir o que dá nota zero na redação no Enem:

Fugir do tema: é muito importante que o estudante compreenda o assunto proposto para desenvolver as ideias do seu texto. Se ele segue uma linha totalmente diferente do tema, ele corre o risco de não ser compreendido e tirar nota baixa.

Entregar a folha em branco: este critério é meio óbvio, mas prejudica muitos candidatos. Ao entregar a folha sem o texto produzido, o estudante está pedindo para ter uma nota final bem abaixo na média e, com isso, ele não terá a mínima chance de entrar em uma universidade pelo Enem.

Escrever menos de sete linhas: a redação precisa ser capaz de explanar bem as ideias relacionadas ao tema, um trabalho que exige no mínimo 15 linhas. Os estudantes que escrevem um texto muito curto correm o risco de receber nota baixa e não se enquadrar nas competências cobradas pelo MEC.

Copiar um texto: o estudante precisa ser original na sua produção, ou seja, não pode levar nenhum texto no dia da prova para fazer cópia.

PUBLICIDADE

Desrespeitar os direitos humanos: o ponto de vista defendido no texto precisa ser justificado com argumentos, não bastando apenas fazer críticas severas. Ao se apropriar da linguagem escrita, o candidato pode cometer o deslize de desrespeitar os direitos humanos, incentivando a violência e o preconceito. Desta forma, ele corre o risco de tirar zero.

Usar palavrões ou desenhos: para compor um bom texto dissertativo, é necessário usar a linguagem formal e tomar muito cuidado para não acrescentar palavras de baixo calão. Fazer desenhos também é algo que inviabiliza a redação.

Veja também: Enem 2012: Novas Regras para Redação

Como tirar uma boa nota na redação do Enem 2012?

Para fazer uma boa redação no Enem 2012, é necessário se adequar as cinco competências estabelecidas pelo MEC. (Foto:Divulgação)

O MEC avalia cinco competências para atribuir a nota de redação. Veja quais são elas:

Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo;

Relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista;

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos de argumentação;

Elaborar proposta de intervenção para o problema.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.