Menu

Saúde

Atualizado em 12 de julho de 2012, às 9:10 por Marília F. Silva
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Olho seco: como tratar, dicas

Quem sofre desse problema tem menor lubrificação na região ocular, que pode ser acarretada ou por fabricação fraca de lágrima ou por uma evaporação demasiada dela.
484623 olho1 Olho seco: como tratar, dicasA dica para quem está com os indícios é procurar um médico que analise o quadro e aconselhe um tratamento. (Foto: Divulgação)

Quem gosta passar horas no computador ou hipnotizado diante do videogame se arrisca a sofrer da Síndrome do Olho Seco. Olhos irritados, avermelhados, raspando ou ardendo, lacrimejamento, são sintomas que podem indicar esse problema,  o qual atinge mais de 27 milhões de indivíduos no País.

A síndrome pode ter outras causas, porém qualquer situação que comprometa pelo menos uma das três camadas de lágrima, pode acarretar os mesmos indícios. “Qualquer atividade que exija muita atenção visual pode causar, precipitar ou agravar a sensação de olho seco, mesmo que temporariamente”, explica o oftalmologista Bruno Machado Fontes, um dos diretores do Centro de Microcirurgia e Diagnóstico. ” O motivo é que as pessoas piscam menos. O normal é piscar de 12 a 15 vezes por minuto”.

Confira: Saiba como proteger sua saúde dos efeitos do ar seco

No entanto, quando estamos em frente ao computador, pisca-se de três a cinco vezes menos. Quem sofre desse problema tem menor lubrificação na região ocular, que pode ser acarretada ou por fabricação fraca de lágrima ou por uma evaporação demasiada dela.

Mulheres após a menopausa, pessoas portadoras de glaucoma, artrites, alergias e diabetes igualmente podem ser comprometidas pela doença. “Além disso, fumantes e pessoas que fazem reposição hormonal e uso de determinados medicamentos e complexos alimentares também estão mais propícios a essa instabilidade no filme lacrimal”, esclarece oftalmologista.

Dicas

484623 Olho seco 05 11 Olho seco: como tratar, dicasUsar colírios e lubrificantes ao longo do dia também é uma solução para o problema.(Foto: Divulgação)

A dica para quem está com os indícios é procurar um médico que analise o quadro e aconselhe um tratamento. Exames simples, que podem ser realizados no consultório identificam o que está originando os sintomas.

Um dos testes determina a quantidade de lágrima que é produzida pelo paciente. Isso é realizado com o médico colocando uma tirinha de papel especial na pálpebra para verificar o quanto ela fica molhada durante um certo intervalo de tempo.

Leia mais: Problemas de saúde causados pelo clima seco

Outra medição consiste na aplicação de um corante que aponta onde e quando as lágrimas se afastam na córnea. Outra alternativa pode ser o uso de tampões, os quais impedem ou dificultam a passagem da lágrima.

Tratamentos

484623 noiva bebendo agua Olho seco: como tratar, dicasBeber muita água e adotar uma alimentação saudável, também pode contribuir para a cura da doença.(Foto: Divulgação)

“Beber muita água e adotar uma alimentação saudável são as dicas mais certeiras para prevenir o mal”, ensina Bruno. “A dieta, no caso, deve incluir alimentos ricos em Ômega 3 e ácido graxo essencial, que presentes em peixes, especialmente nos de água fria, como salmão, sardinha e atum, e também em nozes, linhaça e verduras”.

E para quem não pode dispor do computador ou videogame, o importante é lembrar de piscar e descansar os olhos por cerca de dez ou 15 minutos a cada hora. Usar colírios e lubrificantes ao longo do dia também é uma saída.

Veja também: Cigarro Aumenta o Risco de Doenças Oculares

Metade dos indivíduos que usam lentes de contato reclama de olho seco. Alguns médicos acreditam que, se a lente é gelatinosa, a lágrima em parte é absorvida, secado o olho. Outro problema é quando a lente compromete a sensibilidade nervosa da córnea, reduzindo a produção das glândulas lacrimais.

Em resumo, se a sensação de secura dos olhos permanecer depois de tomar muita água, balancear a alimentação, pingar colírio e piscar bastante os olhos durante o uso de computadores e videogames, definitivamente chegou a hora de consultar um oculista.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.