Problemas de saúde causados pelo clima seco

O clima seco pode causar diversos problemas a nossa saúde. É importante conhecer algumas formas de evitar complicações, pois algumas das doenças causadas pela…

As doenças alérgicas como a rinite pioram no tempo seco.

O clima seco pode causar diversos problemas a nossa saúde. É importante conhecer algumas formas de evitar complicações, pois algumas das doenças causadas pela falta de humidade podem ser graves. Conheça os problemas causados pelo clima seco e formas de evitá-los.

Problemas causados pelo clima seco

Alergias: ocorrem com maior frequência quando a umidade do ar está baixa, pois aumenta o contato dos agentes que causam as alergias. As doenças alérgicas mais frequentes são: rinite, asma, bronquite e sinusite alérgica.

Resfriados e gripes: o tempo seco ocorre principalmente nas épocas mais frias do ano, favorecendo o contado de vírus e bactérias com a superfície de mucosas, causando resfriados e gripes.

Pneumonia: o clima seco favorece a colonização das vias aéreas por microrganismo como bactérias e vírus. Em alguns casos esses “agentes” de doenças podem atingir o pulmão causando uma pneumonia.

Dores de cabeça: o clima seco é capaz de desencadear dores de cabeça, principalmente enxaquecas. Isso ocorre devido a baixa umidade do ar, pois todas as doenças anteriormente citadas podem desencadear a enxaqueca pelo desequilíbrio do organismo.

Pele seca e boca com rachaduras: o tempo seco favorece a perda de líquidos pela pele, deixando-a propensa para rachaduras e descamações.

Veja também como proteger sua saúde dos efeitos do ar seco.

O uso de soro fisiológico nasal ajuda a diminuir o problema.

Como prevenir as doenças causadas pelo clima seco

  • Beba bastante água, sucos naturais ou água de coco. Durante o clima seco e nas épocas de frio perdemos muito líquido pela transpiração. Essa medida deve ser tomada principalmente por idosos e crianças, pois são os mais afetados pelo clima seco.
  • Coloque plantas em casa, pois elas conseguem umidificar o ar e ainda embelezam o ambiente.
  • Use vaporizadores de ar em casa, para aumentar a umidade do ambiente. Caso não possua o aparelho, coloque toalhas molhadas pela casa e recipientes com água.
  • Pingue soro fisiológico nasal com frequência nas narinas. Dessa forma você consegue umidificar melhor o ar durante a respiração.
  • Mantenha a casa limpa, livre de poeira, para não piorar os quadros alérgicos.
  • Um cuidado especial com a alimentação deve ser tomado. Evite frituras e alimentos pesados. Dê preferência às frutas.
  • Tenha uma atenção especial com a pele. Evite banhos com água muito quente, pois ressecam a pela. Use cremes hidratantes com frequência.
  • Evite ambientes com ar condicionado, pois o aparelho diminui ainda mais a umidade do ambiente.
Leia Também:  Efeitos benéficos do álcool não valem para todas as pessoas, diz estudo

O tempo seco pode desencadear uma série de problemas a saúde, principalmente respiratórios. Por isso, é importante evitar a baixa umidade tomando providência em casa e também fora dela. Lembre-se que os idosos e as crianças merecem uma atenção especial nesse período, pois são os mais afetados pelo clima seco.

Confira mais informações em nosso site sobre dicas de saúde durante o tempo seco.

Beba bastante água durante o clima seco.

Top