Menu

Criança

Atualizado em 15 de dezembro de 2012, às 8:57 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Higiene bucal na escola: como ensinar

Saiba como ensinar as crianças sobre higiene bucal na escola através de várias atividades lúdicas e dinâmicas. Confira as dicas.

Quando se trata de educação, a escola possui papel fundamental para a saúde bucal das crianças. Assim que elas começam a desenvolver a coordenação motora, a criança deve ser estimulada e motivada a cuidar da sua higiene bucal. Através de atividades lúdicas e em grupos, é possível tornar a higiene bucal um hábito diário na vida dos pequenos. Pensando nisso, selecionamos dicas de como ensinar higiene bucal na escola.

553535 A escovação supervisionada é uma excelente forma de ensinar saúde bucal para a criança. Foto divulgação Higiene bucal na escola: como ensinar A escovação supervisionada é uma excelente forma de ensinar saúde bucal para a criança. (Foto: divulgação)

Higiene bucal na escola

O diálogo com as crianças é essencial para explicar a importância da higiene bucal e porque devem escovar os dentes, afinal os bichinhos (cáries) podem aparecer quando os dentes estão sujos e com restos de alimentos. Segundo especialistas, o uso de livros e filmes educativos pode a ajudar na ilustração da explicação.

A higiene bucal na escola é fundamental não só para a saúde dos dentes e boca, mas para todo o corpo da criança. O ideal é que os professores adotem uma rotina de higiene bucal como escovação dos dentes após o lanche. O professor pode ainda ensinar criança através de atividades dinâmicas a usar o fio dental e como deve ser feita a escovação corretamente. Alem disso, a consulta periódica ao dentista deve ser incentivada.

553535 A higiene bucal deve ser incentivada pelo professor na escola. Foto divulgação Higiene bucal na escola: como ensinar A higiene bucal deve ser incentivada pelo professor na escola. (Foto: divulgação)

Veja também os alimentos que ajudam a preservar a saúde bucal 

Dicas de como ensinar higiene bucal na escola

1. Vídeos educativos: a internet oferece uma amplitude de vídeos relacionados a higiene bucal que são excelentes para ensinar as crianças. O professor pode escolher um vídeo para ser passado durante a semana. Após a exibição do vídeo, o professor pode discutir com os alunos sobre o assunto, incentivando a prática da higiene bucal;

2. Histórinhas: as histórias relacionadas a saúde bucal são excelentes formas para incentivar os cuidados com os dentes na escola. Os professores podem reunir as crianças para ler um livro ou gibi que fale sobre o assunto. Para deixar o momento ainda mais divertido, o professor pode criar um miniteatro de apresentação da historinha;

3. Escovações supervisionadas: a prática da escovação deve ser aderida nas escolas como forma de ensinar higiene bucal para as crianças. O professor deve orientar as crianças para a prática correta da escovação e uso do fio dental. Um bom momento para fazer a escovação é após o lanche;

4. Teatros: os teatros sobre higiene bucal são excelentes formas de incentivar a prática para as crianças. Aposte em teatros com fantoches, uso de macromodelos e outros materiais relacionados a uma boa higiene oral.

“]553535 O professor pode desenvolver atividades dinâmicas sobre saúde bucal na escola. Foto divulgação Higiene bucal na escola: como ensinar O professor pode desenvolver atividades dinâmicas sobre saúde bucal na escola. (Foto: divulgação)

Veja também saúde bucal das crianças, dicas 

A higiene bucal deve ser inserida na escola pelos professores. Uma boa dica é fazer atividades dinâmicas e práticas para conscientizar as crianças sobre a importância de uma higiene bucal excelente. As escovações supervisionadas, vídeos educativos, teatros, histórias em quadrinhos e também orientações sobre a consulta odontológica periódica.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.