Bem Estar

Higiene bucal na escola: como ensinar

Quando se trata de educação, a escola possui papel fundamental para a saúde bucal das crianças. Assim que elas começam a desenvolver a coordenação motora, a criança deve ser estimulada e motivada a cuidar da sua higiene bucal. Através de atividades lúdicas e em grupos, é possível tornar a higiene bucal um hábito diário na vida dos pequenos. Pensando nisso, selecionamos dicas de como ensinar higiene bucal na escola.

A escovação supervisionada é uma excelente forma de ensinar saúde bucal para a criança. (Foto: divulgação)

Higiene bucal na escola

O diálogo com as crianças é essencial para explicar a importância da higiene bucal e porque devem escovar os dentes, afinal os bichinhos (cáries) podem aparecer quando os dentes estão sujos e com restos de alimentos. Segundo especialistas, o uso de livros e filmes educativos pode a ajudar na ilustração da explicação.

A higiene bucal na escola é fundamental não só para a saúde dos dentes e boca, mas para todo o corpo da criança. O ideal é que os professores adotem uma rotina de higiene bucal como escovação dos dentes após o lanche. O professor pode ainda ensinar criança através de atividades dinâmicas a usar o fio dental e como deve ser feita a escovação corretamente. Alem disso, a consulta periódica ao dentista deve ser incentivada.

A higiene bucal deve ser incentivada pelo professor na escola. (Foto: divulgação)

Veja também os alimentos que ajudam a preservar a saúde bucal 

Dicas de como ensinar higiene bucal na escola

1. Vídeos educativos: a internet oferece uma amplitude de vídeos relacionados a higiene bucal que são excelentes para ensinar as crianças. O professor pode escolher um vídeo para ser passado durante a semana. Após a exibição do vídeo, o professor pode discutir com os alunos sobre o assunto, incentivando a prática da higiene bucal;

2. Histórinhas: as histórias relacionadas a saúde bucal são excelentes formas para incentivar os cuidados com os dentes na escola. Os professores podem reunir as crianças para ler um livro ou gibi que fale sobre o assunto. Para deixar o momento ainda mais divertido, o professor pode criar um miniteatro de apresentação da historinha;

3. Escovações supervisionadas: a prática da escovação deve ser aderida nas escolas como forma de ensinar higiene bucal para as crianças. O professor deve orientar as crianças para a prática correta da escovação e uso do fio dental. Um bom momento para fazer a escovação é após o lanche;

4. Teatros: os teatros sobre higiene bucal são excelentes formas de incentivar a prática para as crianças. Aposte em teatros com fantoches, uso de macromodelos e outros materiais relacionados a uma boa higiene oral.

“]
O professor pode desenvolver atividades dinâmicas sobre saúde bucal na escola. (Foto: divulgação)

Veja também saúde bucal das crianças, dicas 

A higiene bucal deve ser inserida na escola pelos professores. Uma boa dica é fazer atividades dinâmicas e práticas para conscientizar as crianças sobre a importância de uma higiene bucal excelente. As escovações supervisionadas, vídeos educativos, teatros, histórias em quadrinhos e também orientações sobre a consulta odontológica periódica.

Recomendado para você

Bem Estar

Espelhos Para Salão De Beleza Preços, Onde Comprar

Bem Estar

Como Remover Manchas de Roupas

Bem Estar

Passagens Aéreas com Desconto Para Idosos

Bem Estar

Dicas para você ganhar dinheiro na Páscoa 2017

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *