Menu

Criança

Atualizado em 17 de junho de 2011, às 11:20
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Figuras de São João para colorir

08 2 300x223 Figuras de São João para colorir

Toda festa junina é sempre uma diversão e alegria, todo mundo se diverte com muita satisfação, faz brincadeiras e o céu fica bem mais colorido a luz dos fogos e alguns balões que se perdem na noite escura do nordeste. Um fator interessante é a quantidade de recreações que professores podem fazer com os alunos, sobretudo, do maternal.

Entre as muitas formas de brincadeiras e diversões nas festas juninas que os professores propõem aos alunos, ainda existem as figuras que são coloridas. Esta técnica de educar e explicar aos alunos mais esse traço da cultura e folclore brasileiro é infalível para prender a atenção dos mesmos. Existem diversas figuras que são traços do São João e que podem bem retratar a cultura de forma objetiva, senão vejamos.

A figura do matuto é bem explorada e define o homem do campo em sua mais profunda essência de cultura nas festas juninas, podem incorporar elementos como o chapéu de couro, roupas de vaqueiro, entre outros utensílios. Nas festas juninas os grandes vestidos de roda também são partes das vestimentas e assim podem ser coloridos facilmente e com empolgação pelas meninas.

Trazer elementos da vida do nordestino para o ambiente escolar é proporcionar uma aula dinâmica e por isso o recurso visual de colorir figuras que identificam essa cultura é gerar conhecimento do verdadeiro Brasil aos alunos. Busquem ter figuras das fogueiras, bandeirolas, instrumentos musicais utilizados, como acordeom, triângulo, zabumba, entre outros.

Você pode sugerir que a figura de um cangaceiro seja colorida, depois explique quais as cores devem ser utilizadas e o que era de fato um cangaceiro. Como eles também eram amantes das festas juninas, e explorar o conhecimento a partir destas informações e recreação. O porquê de cada cor e como deve ser pintado, assim você explica toda a festa junina com pincel e papel.

desenho para pintar festa junina 295x300 Figuras de São João para colorir

É possível melhorar a dinâmica da aula permitindo que os alunos utilizem as cores que quiserem para assim você avaliar o conhecimento de cada um sobre as festas juninas e saber onde trabalhar mais com intensidade. Não se esqueça de que os desenhos devem estar bem elaborados e que sejam sempre alegres para causar o interesse por parte do aluno. Não deixe de apresentar aos alunos uma definição de significados de cada um e os aproxime o máximo possível da cultura que está apresentando.

Esta opção pode ser inclusive, para a noite e festa junina, haja à vista, que algumas crianças são demasiadamente pequenas para brincarem de pular fogueira, soltar fogos e por isso o recomendável é deixá-las à vontade para soltarem a imaginação colorindo as figuras juninas. Não se esqueça de que se o tema é festa junina que homenageiam aos três santos mais populares, São João, São Pedro e Santo Antônio, vale à pena criar figuras com as imagens dos respectivos santos para serem coloridos.

Numa rápida pesquisa pelo Google você encontrará uma grande diversidade de imagens bacanas que podem servir para criar matrizes e assim repassar para a criançada colorir. Você pode criar um arraial e deixá-lo bastante completo com igrejinha, fogueira, casinhas, pessoas na quadrilha, enfim, deixar bem atrativo para que as crianças possam se sentirem atraídas pelas imagens e poder entreterem bem com os desenhos.

Imagem+015 300x221 Figuras de São João para colorir

Essas são algumas dicas para que você possa entreter a criançada com imagens e figuras para colorir neste São João e acima de tudo criar um ambiente de total descontração e alegria. Não perca tempo comece a criar agora mesmo as suas figuras e colocar a meninada para colorir utilizando dos recursos educativos propostos acima e sempre objetivando que o foco maior é o aprendizado de cada um sem perder o encanto de uma festa popular e alegre como é o São João.

No mais é só fazer a diversão da garotada, sobretudo, na escola, na festinha, utilizando esse recurso, inclusive, em outras ocasiões que se fizerem necessárias. É só utilizar a criatividade e criar muito e sem moderação, para o universo das crianças o que vale é a diversão e se o professor souber utilizar bem esses recursos, ele irá conseguir grandes méritos com a meninada.