Dicas de etiqueta à mesa: saiba mais

Algumas orientações de etiqueta à mesa podem ajudar as pessoas que não tem o costume de ir a eventos, jantares, almoços e outras recepções…

Algumas orientações de etiqueta à mesa podem ajudar as pessoas que não tem o costume de ir a eventos, jantares, almoços e outras recepções formais. Regras básicas sobre onde por o guardanapo e apoiar ou não os cotovelos são simples e não apresentam dificuldades para a execução. Veja algumas dicas:

Apoie somente os punhos na mesa e não os cotovelos (Foto: divulgação)

Dicas de etiqueta à mesa: saiba mais

As dicas de etiqueta à mesa incluem em primeiro lugar o papel do anfitrião. Caso seja você, tome o cuidado de servir quem estiver na mesa como convidado e somente depois colocar a comida em seu prato. Outras regras fáceis de assimilar se referem ao guardanapo. Se for de pano, deve ser posto no colo e não em torno do pescoço. Faça isso antes de começar a comer. Caso seja de papel, coloque-o do lado de seu prato na esquerda. E depois que terminar de comer, lembre-se de não por o guardanapo sujo no prato.

Aprenda como se comportar à mesa, usar os talheres e não soprar a comida, se estiver quente (Foto: divulgação)

Saiba como se comportar à mesa: regras de etiqueta

Existem recepções que servem pãezinhos na entrada, caso tenha, você pode parti-los usando as mãos, sem recorrer a facas. Uma sugestão de etiqueta à mesa é usar um prato ou cesto que esteja disponível para fazer isso. Se o prato estiver muito quente, aguarde um pouco antes de começar a comer e faça isso pelas beiradas, onde estará mais frio. Não assopre o prato ou a colher cheia. Pode ser que existam mais talheres que o usual, mas basta usá-los de fora para o interior.

Nunca palite os dentes na mesa (Foto: divulgação)

Para se comportar à mesa, não se esqueça de também de controlar o seu tom de voz, para não falar alto demais e evite gesticular se estiver com o garfo ou a faca na mão, já que pode haver um incidente como jogar, sem querer, comida na roupa de um convidado. Para massas, recorra a colher e o garfo, lembre-se de limpar os lábios antes de beber alguma coisa e não apoie cotovelos na mesa, somente os punhos dos braços. Algumas atitudes como palitar os dentes ou falar com a boca cheia são reprováveis e devem ser evitadas ao máximo.

Leia Também:  Os problemas mais comuns com roseiras

Não deixe de conferir: Dicas de etiqueta para restaurante

Dicas de etiqueta durante casamento

Top