Fogueira de festa junina para colorir

Que tal entreter as crianças com fogueira de festa junina para colorir? Essa é uma ótima ideia de atividade para colocar em prática na sala…

Que tal entreter as crianças com fogueira de festa junina para colorir? Essa é uma ótima ideia de atividade para colocar em prática na sala de aula. Antes de distribuir os desenhos aos alunos, a professora deve falar um pouco sobre a história dessa comemoração e o significada da fogueira, um símbolo tipicamente junino.

Fogueira de festa junina para colorir. (Foto:Divulgação)

festa junina é um dos principais eventos do mês de junho. Ela serve para homenagear três santos: São Pedro, Santo Antônio e São João. Apesar de ser uma festa católica, a origem da comemoração vem da cultura pagã. Durante os festejos juninos, as pessoas costumam se reunir para saborear pratos típicos, como milho cozido, curau, pipoca e canjica. Elas também usam trajes caipiras, como vestidos estampados e calças remendadas.

Quando se fala em festa junina, vale à pena lembrar das brincadeiras típicas, como pular fogueira, subir no pau de sebo ou participar do correio elegante. O casamento na roça é outra atração que procura deixar os festejos juninos mais divertidos.

A alegria da festa fica por conta da decoração colorida, da quadrilha e das brincadeiras típicas. Para montar o próprio evento no mês de junho, vale a pena saber como organizar festa junina.

Fogueira de festa junina para colorir

A fogueira se destaca como um dos principais símbolos da festa junina. Ela se tornou um elemento junino ainda na época dos povos pagãos. Antes de distribuir os desenhos de fogueira de festa junina para colorir, é muito importante entender o que significa.

A fogueira tem a intenção de espantar os maus espíritos. (Foto:Divulgação)

Significado da fogueira

As pessoas que seguiam a cultura pagã acendiam a fogueira para espantar os maus espíritos das colheitas. Além de purificar o local, a fogueira acesa também simboliza o agradecimento.

Leia Também:  Gola laço: dicas, como usar

No cristianismo, os diferentes formatos de fogueira servem para homenagear os santos. De acordo com os cristãos, o hábito de acender a fogueira tem a ver com Isabel, mãe de João Batista. Ela instigou as chamas no topo de uma montanha para avisar a prima Maria sobre o nascimento do filho.

Festa junina na escola

Na festa junina infantil, a decoração não costuma incluir uma fogueira de verdade porque ameaça a segurança das crianças. No entanto, em sala de aula os professores costumam trabalhar com o símbolo como uma forma de representar a data comemorativa.

A fogueira pode estar inserida em um contexto. (Foto:Divulgação)

Os desenhos de fogueira para pintar são ótimos para comemorar a festa junina. Eles estimulam a imaginação e servem de exercício para a arte de pintar. O traço da fogueira pode estar isolado no papel ou envolvido em um contexto, ou seja, junto com o desenho de bandeirinhas, barraquinhas e um casal caipira.

Depois que todos os alunos pintarem as fogueiras e outros desenhos temáticos, é interessante que o professor responsável decore uma parede da sala com os trabalhos. Também vale a pena pesquisar sobre outras dicas de decoração para a festa junina na escola.

Fotos de fogueiras de festa junina para colorir

Confira a seguir uma seleção de desenhos de fogueira de festa junina:

Fogueira divertida para pintar. (Foto: Divulgação)

Cenário com fogueira e bandeirinhas. (Foto: Divulgação)

Chico Bento pulando a fogueira. (Foto:Divulgação)

Fogueira simples para pintar. (Foto: Divulgação)

Caipirinha pulando a fogueira. (Foto: Divulgação)

Casal dançando perto da fogueira. (Foto: Divulgação)

Complete a fogueira com palitos de fósforo. (Foto: Divulgação)

Veja também: Figuras de festa junina para colorir

Gostou da nossa seleção de desenhos de fogueira de festa junina para colorir? Então selecione os melhores, imprima e distribua para os alunos no mês de junho. Será uma ótima forma de trabalhar os festejos juninos em sala de aula.

Leia Também:  Decoração de festa junina: dicas para fazer

Top