Dicas para cuidar da pele na hora do banho

Uma ducha refrescante, principalmente em estações quentes, é capaz de revitalizar o corpo e a alma. A principal função do banho é limpar o corpo e os cabelos, ou seja, a prioridade é a higienização. No entanto, a hora do banho também pode ser uma fonte de prazer e a oportunidade diária para se cuidar da pele. Por isso, não se deve tomar banho apenas por tomar, sem nenhum critério, pois detalhes dele (como a temperatura da água, por exemplo) podem ser decisivos para a beleza da cútis. Veja algumas dicas para cuidar da pele na hora do banho a aproveite melhor este momento de prazer.

O banho é um momento de prazer e pode ser propício para os cuidados com a pele (Foto: Divulgação)

Limpeza da pele na hora do banho

Engana-se quem pensa que a melhor maneira de se banhar e se limpar seja com qualquer sabonete e com esponjas que agridem a pele. A bucha vegetal, por exemplo, é uma excelente alternativa para limpar e esfoliar. No entanto, seu uso excessivo pode agredir a cútis, removendo em excesso a sua camada de proteção natural, tornando-a ressecada. Portanto, a menos que seu corpo esteja realmente sujo, é melhor usar uma esponja macia, diariamente, reservando buchas mais grosseiras para duas ou três vezes na semana, ao máximo. Nos pés ela pode ser usada, todos os dias, pois eles sempre estão mais sujos do que o corpo.

Os sabonetes também devem ser bem escolhidos, pois a grande maioria deles é altamente adstringente e poderá piorar o problema de peles sensíveis ou secas. Peles oleosas podem recebê-los, mas as normais ou secas pedem produtos líquidos e glicerinados.

Óleos de banho hidratam profundamente (Foto: Divulgação)

Finalmente, a temperatura da água do banho nunca deve ser alta demais. Esta é uma dica já bastante difundida, mas muitas pessoas insistem em se banhar com água quase fervente. Isso também irá remover a camada protetora natural da pele, ressecando-a. Em alguns casos de extrema sensibilidade, até mesmo ferimentos podem aparecer. Prefira, portanto, temperaturas amenas.

Hidratação na hora do banho

A hidratação diária da pele é essencial e pode ficar muito melhor, quando se usam óleos durante o banho. Após a limpeza, desligue o chuveiro e, com o corpo ainda molhado, espalhe óleo de banho sobre a pele, massageando-a, até que ela esteja quase seca. Em seguida, retire o excesso com uma toalha e volte a massagear, espalhando os restos de óleo. Este cuidado não precisa ser diário, mas quanto mais o fizer, melhor será para usa pele.

Abuse de cremes hidratantes (Foto: Divulgação)

Para uma hidratação ainda mais profunda, aplique creme hidratante após o óleo, desde que os produtos tenham fragrâncias semelhantes.

Finalmente, quem não tem ou não gosta de usar óleos deve apostar em bons hidratantes corporais, usando-os diariamente. A dica é aplicá-los logo após o banho, se possível ainda dentro do banheiro, com a pele ainda um pouco úmida (não muito), espalhando-os com mais facilidade. Use e abuse da hidratação após o banho, pois ela é muito importante. Além de cuidar de sua pele, ainda a deixará com um perfume maravilhoso.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply