Prós e contras do balão intragástrico imaginário

Conhecer os prós e contras do balão intragástrico imaginário é fundamental para as pessoas que desejam perder peso e conquistar a boa forma física.…

Por Isabella Moretti em 21/08/2014

Conhecer os prós e contras do balão intragástrico imaginário é fundamental para as pessoas que desejam perder peso e conquistar a boa forma física. Este método tem ganhado cada vez mis popularidade porque apresenta bons resultados e não é invasivo.

Prós e contras do balão intragástrico imaginário. (Foto: Divulgação)

Entenda o balão intragástrico imaginário

Para quem não sabem o balão intragástrico convencional é um item implantado no estômago através de endoscopia. Trata-se de uma esfera de silicone, que infla e ocupa o espaço estomacal, reduzindo assim a sensação de fome. O balão é inserido no organismo através de endoscopia, uma técnica que usa uma microcâmera instalada na ponta do endoscópio. O procedimento dura de 30 minutos a 1 hora. Ele é realizado em um hospital, sem necessidade de internação.

O balão intragástrico imaginário é uma técnica bastante curiosa, pois depende essencialmente da imaginação do paciente. A ideia é realmente criar a sensação de que o método tradicional foi realizado, por isso o tratamento envolve sala de cirurgia, equipe médica e até mesmo monitoramento cardíaco.

A técnica de balão intragástrico imaginário ajuda a emagrecer sem a necessidade de cirurgia. (Foto: Divulgação)

No Brasil, alguns psicólogos estão se especializando na técnica de balão intragástrico imaginário. O procedimento não é uma operação de verdade, mas sim um processo terapêutico que costuma durar, em média, 10 sessões.

Como funciona o balão gástrico imaginário?

Nas primeiras sessões de terapia, o psicólogo procura entender os motivos psicológicos que dificultam a perda de peso. A cirurgia imaginária em si acontece por volta da quinta ou sexta sessão. O paciente é colocado em transe hipnótico até que alcance o relaxamento profundo. Depois, ele é levado à sala de cirurgia, onde encontra o cirurgião e a equipe.

O balão gástrico imaginário envolve várias etapas imaginativas, que são criadas através da hipinose. O paciente precisa imaginar que está recebendo a anestesia e que um balão está sendo colocado no seu estômago através de uma incisão. Efeitos sonoros são usados para reforçar o clima de hospital. Os terapeutas garantem que, após este procedimento, o paciente se sente saciado e passa a comer menos.

Prós e contras do balão intragástrico imaginário

O método utiliza a hipnose como principal ferramenta. (Foto: Divulgação)

Conheça a seguir os prós e contras do balão intragástrico imaginário e descubra se a técnica realmente compensa:

• Prós do balão gástrico imaginário

– Nenhum balão de verdade é implantado no estômago

Como não há necessidade de implantar o balão através de endoscopia, a pessoa não sofre com todos os efeitos colaterais do procedimento. O procedimento, quando realizado de forma inapropriada ou ultrapassada, pode causar obstruções intestinais e úlceras gástricas.

Muitas pessoas que colocaram o balão sofreram com vômitos, náuseas e intensas dores abdominais.

– Qualquer pessoa pode realizar

O balão gástrico imaginário pode ser adotado por qualquer pessoa, até mesmo aquelas que precisam perder apenas alguns quilinhos. A técnica convencional, no entanto, só é recomendada para pessoas com IMC acima de 35.

Leia mais: Mitos e verdades do balão intragástrico

• Contras do balão gástrico imaginário

Resultados duvidosos

Como tudo depende da imaginação do paciente, os resultados nem sempre são satisfatórios.

– Não funciona sozinho

Além das sessões de hipnoses, também é fundamental praticar exercícios físicos e adotar uma alimentação saudável.

Depois de conhecer os prós e contras do balão intragástrico imaginário, você já tem condições de saber se o procedimento é ideal para o seu caso.

Top