Menu

Saúde

Atualizado em 27 de fevereiro de 2013, às 7:15 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Esclareça as principais dúvidas sobre fimose

A fimose é um problema que deve ser tratado com cuidado. Esclareça suas principais dúvidas sobre a fimose.

A fimose gera muita preocupação para os pais de primeira viagem e pode causar complicações na vida sexual dos adultos. Trata-se de um problema muito comum criado pela dificuldade ou incapacidade de expor a glande do pênis (cabeça), devido uma pele chamada prepúcio que dificulta sua passagem. Esclareça suas principais dúvidas sobre fimose.

585014 A fimose é causada pela não exposição da glande devido o prepúcio não descolar. Foto divulgação Esclareça as principais dúvidas sobre fimose A fimose é causada pela não exposição da glande devido o prepúcio não descolar. (Foto: divulgação)

O que é fimose

Os meninos nascem com uma pele que recobre a glande do pênis, chamada de prepúcio. Trata-se de uma condição normal, desde que não provoque infecções ou interrompa a urina. Logo nos primeiros anos, o prepúcio deve abrir, porém em alguns casos isso não acontece. Sendo assim, a fimose acontece por causa da não exposição da glande já que um pequeno anel dificulta sua passagem.

Veja também fimose infantil sintomas e tratamentos

Principais causas da fimose

  • Não é uma condição genética;
  • Esforço inadequado através de massagens que estimulam a saída da glande;
  • Má higiene causando assaduras que infeccionam a região e diminui a abertura do prepúcio.
    585014 Em alguns casos a criança precisa fazer cirurgia. Foto divulgação Esclareça as principais dúvidas sobre fimose Em alguns casos a criança precisa fazer cirurgia. (Foto: divulgação)

Idade certa para descolamento do prepúcio e indicação cirurgia

No primeiro ano de vida do menino, o fato de não ficar exposto o canal da uretra protege a criança das infecções urinárias. Porém, após a retirada das fraldas, por volta dos 2 anos de idade, caso não ocorra o descolamento do prepúcio é necessário fazer a cirurgia.

Segundo especialistas, a cirurgia de circuncisão é indicada quando ocorrem dores, inflamações e infecções. Quanto mais cedo for feita a cirurgia, melhor será o pós-operatório. Quanto mais tarde, pior será o pós-operatório, porém o problema será solucionado.

Massagens para descolar o prepúcio

Não existem comprovações científicas de que as massagens funcionem nos casos de fimose. Essa prática pode inclusive causar danos, como lacerar e causar fissuras na região, que podem cicatrizar por fibrose e piorar o problema. Existe uma aderência que os pais acham que é fimose, na qual a massagem ajuda.

Se o problema for resolvido através das massagens, não é fimose. Esse problema não sede. Sendo assim, o mais indicado é procurar o médico para avaliar a necessidade de cirurgia.

585014 É importante que seja realizada uma boa higiene durante o banho. Foto divulgação Esclareça as principais dúvidas sobre fimose É importante que seja realizada uma boa higiene durante o banho. (Foto: divulgação)

Veja também cirurgias em bebês principais motivos 

Segundo especialistas, a melhor forma de evitar uma fimose é realizando uma boa higienização do pênis da criança. Manter a área limpa é a melhor forma de evitar infecções e inflamações. Caso os sinais e sintomas apareçam procure o médico imediatamente.

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.