Beneficios do Sol – Saiba quais são

Em um país tropical como o Brasil, o sol é sempre bem-vindo e sua principal estação, o verão bastante esperada. Trata-se da estação em…

Em um país tropical como o Brasil, o sol é sempre bem-vindo e sua principal estação, o verão bastante esperada. Trata-se da estação em que o país mais atrai turistas e muita gente se desloca para o litoral, em busca das praias. Realmente, pegar um sol e ganhar uma cor dourada é objeto de desejo da maioria. Mas além do fator estético, o sol tem grande importância na manutenção da saúde, sendo recomendado que se tenha exposição ao sol pelo menos uma vez ao dia.

Se você não conhece os benefícios trazidos pelo astro rei, confira as informações a seguir para ficar atento. Com certeza você passará a valorizar mais o solzinho de cada dia.Antes de qualquer coisa, ele é responsável por colocar em ação a vitamina D dentro do organismo, produzindo e absorvendo toda ela. Essa vitamina, por sua vez, tem função importante na formação do cálcio. Isso quer dizer que para evitar doenças como a osteoporose e outras que envolvem qualquer parte do corpo com deficiência de cálcio, é muito bom tomar sol.

Em países onde o sol surge com menos frequência, por exemplo, acabando sendo necessário o uso de suplementos alimentares, pois a quantidade natural recebida é insuficiente. Isso acontece principalmente em países de clima frio, como na Europa. Além do mais, são muito poucos os alimentos que oferecem vitamina D (fígado de boi e óleos de peixes), mais raros ainda os que oferecem em boa quantidade, portanto fica clara a importância  do sol para a saúde.

Mas atenção, você só precisa se expor ao sol por volta de 5 a 10 minutos, evitando os horários em que ele atua com mais intensidade, que seria das 10 às 16 horas. Tomar sol de maneira descontrolada pode causar queimaduras dolorosas na pele. Estudos também comprovam que muito sol ajuda no fotoenvelhecimento e pode causar até mesmo câncer de pele. As células do corpo também ficam acostumadas a situações frequentes, ou seja, de nada vai adiantar você tomar muito sol durante sua juventude e esperar para cuidar da pele depois, pois suas células já estarão mais gastas e acostumadas com os raios solares. A pele pode ficar amarelada, flácida, grossa e com algumas manchas.

Leia Também:  Frutas com mais vitamina C que a laranja

Felizmente, é muito fácil evitar esse tipo de problema. Como já foi dito, basta que você tome a dose certa de sol durante o dia para estimular a produção de vitaminas D. Se ainda assim você estiver buscando um bronzeado ou por algum motivo não tem escolha a não ser ficar no sol, sempre existe a opção de usar um filtro solar. Este tem como função básica filtrar os raios para que atinjam a pele de maneira mais suave e benéfica.

O sol é vital para o bem estar físico, assim como para todos os seres vivos do planeta. Saber usar seus benefícios faz parte de uma sabedoria que só pode melhorar sua condição física. Então aproveite suas vantagens com equilíbrio e fique em dia com a sua saúde.

Top