Menu

Brasil

Atualizado em 28 de maio de 2008, às 0:45 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dicas para não Engordar

dicas noengordar Dicas para não Engordar

Alcançar o peso ideal, ter um corpo em forma é o desejo de muitas pessoas, principalmente das mulheres.

Muitos se empenham nessa busca através de dietas, regimes e exercícios físicos. Para conseguir emagrecer devemos adotar hábitos saudáveis.

Pesquisamos algumas dicas para você conseguir ficar em forma, confira:

Dica 1: Preste atenção ao consumo de calorias
Através do déficit calórico o nosso corpo vai usar as gorduras armazenadas para produzir a energia fundamental às necessidades calóricas do dia, para manter o peso, uma mulher adulta precisa de cerca de 2.000 calorias diárias e se consumir menos do que esse total vai conseguir emagrecer.

Segundo a nutricionista Roseli Rossi para emagrecer de maneira saudável é fundamental ter muita atenção à porção de alimentos ingeridos, que devem ser adequados individualmente para satisfazer às necessidades nutricionais e não somente calóricas. È importante variar os produtos e montar refeições bem coloridas.

Dica 2: Aumente o número de refeições
Ao comer entre cinco e seis vezes por dia, o metabolismo fica acelerado e, dessa forma queimará calorias diariamente. Mas, quando a pessoa fica em jejum prolongado, o organismo tem maior facilidade de acumular gordura como defesa, a fim de utilizá-las como forma de energia quando for preciso, e também o jejum prolongado pode levar a pessoa a exagerar na quantidade de alimentos na próxima refeição.

Dica 3: Evite gorduras
Além das frituras, devemos evitar produtos formulados com ela. Como por exemplo, a manteiga, pães folhados (tipo croissant), congelados, enlatados e embutidos. É importante também evitar às do tipo saturada e as trans, que são altamente oxidativas e inflamatórias, responsáveis pelo aumento do colesterol ruim e acúmulo de plaquetas nas artérias, elevando os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.
No caso das gorduras boas, ou seja, as insaturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas, devem ser incluídas no cardápio diário porque elas ajudam a reduzir o colesterol ruim e auxiliam na saúde do coração.

Dica 4: Coma frutas
As frutas são riquíssimas em nutrientes, como vitaminas, minerais e substâncias bioativas, que trazem muitos benefícios ao organismo. Desde que consumidas de maneira e em quantidade adequadas e fracionadas ao longo do dia.
As frutas são boas alternativas para aquela fome fora de hora e, principalmente, servem como substitutas para o chocolate e outras sobremesas industrializadas, cheias de açúcar e gordura.

Dica 5: Invista na salada
A salada ajuda na hidratação do corpo, por ter uma grande quantidade de água, e também ajudam na qualidade da digestão. Só que não devemos cometer o erro de trocar uma refeição equilibrada, com uma porção adequada de carboidratos, por um prato cheio de alface e um grelhado. Pois isso pode causar a tendência de compensar comendo mais na próxima refeição.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.