Dieta para perder peso rápido: perigos

Manter a boa forma física sem se esforçar tanto na academia é o sonho de muitas pessoas. Para conseguir perder peso, elas apostam em…

Manter a boa forma física sem se esforçar tanto na academia é o sonho de muitas pessoas. Para conseguir perder peso, elas apostam em dietas radicais e fazem renúncias perigosas na alimentação.

Uma dieta restritiva pode deixar o organismo carente de nutrientes. (Foto:Divulgação)

As dietas que prejudicam a saúde

A dieta para perder peso rápido pode até resultar na queima acelerada de calorias em pouco tempo, mas não favorece a saúde. De acordo com os especialistas, o ideal é emagrecer de forma moderada e constante.

Quando muitos nutrientes importantes são excluídos do cardápio em prol do emagrecimento, o indivíduo está se tornando vítima dos males de uma dieta restritiva.

As mudanças drásticas na alimentação para obter o corpo perfeito podem limitar a quantidade de nutrientes do organismo, comprometendo o bem estar e a qualidade de vida. Na pior das hipóteses, a dieta inadequada pode facilitar o desenvolvimento de doenças.

Entre as dietas mais perigosas para o corpo, vale ressaltar a da papinha de bebê, a dos líquidos, a da lua, a do tipo sanguíneo, a das proteínas e a do vinagre. Todas restringem os principais grupos de alimentos a longo prazo.

Perigos das dietas restritivas

Emagrecer muito rápido nem sempre é a melhor opção. (Foto:Divulgação)

Confira a seguir os principais perigos de seguir uma dieta que promete emagrecimento rápido:

• A escassez de nutrientes prejudica a disposição;

• A falta de vitaminas e minerais resulta em cansaço mental, mau humor e insônia;

• A falta constante de determinados nutrientes pode conduzir aos quadros de infecções;

• O organismo interpreta a falta de comida como um problema, por isso ele pode reagir com dores de cabeça, cansaço e prisão de ventre;

• O corpo que emagrece muito rápido tem mais necessidade de absorver açúcar e gordura, por isso o indivíduo pode acabar sofrendo com o efeito sanfona;

Continuar Lendo  Helicóptero controle remoto, modelos, preços

• A dieta restritiva causa danos nas unhas, cabelos e pele;

A perda de peso de forma inadequada resulta em problemas de saúde. (Foto:Divulgação)

• Ao perder peso rápido, o corpo passa a produzir o hormônio que indica saciedade em menores quantidades e a sensação de fome pode aumentar;

• Emagrecer mais de dois quilos por mês pode ser prejudicial à saúde, afinal, o organismo precisa de tempo para se adaptar ao novo peso;

• A perda de peso exagerada resulta em problemas de coração, como a arritmia.

O que fazer para emagrecer?

Para evitar o efeito sanfona e manter o peso, a pessoa não precisa fazer dietas restritivas o tempo todo. Na verdade ela precisa adotar um cardápio balanceado, manter o controle das calorias e não pecar com relação à manutenção da saúde. O emagrecimento também é uma consequência da rotina de exercícios.

Top